Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Os 5 principais presentes recebidos pela torcida do Flamengo em 2020

Em clima de Natal, LANCE! destaca cinco 'mimos' que colaboraram para a satisfação da Nação Rubro-Negra neste ano atípico (e de altos e baixos)

Presentes já entregues: Flamengo fará o último jogo deste ano neste sábado (Foto: Arte/Lance!)
Escrito por

O Flamengo está a um dia de realizar o seu último jogo de 2020 e, por isso, o clima de retrospectiva já toma conta dos ares do Ninho do Urubu. A temporada tem sido atípica, como o ano em si, e contornada de altos e baixos. E, na carona do Natal, comemorado hoje, o LANCE! separou os cinco principais presentes recebidos pela torcida rubro-negra neste ano. Confira abaixo:

O 'FICO' DE GABIGOL

Gabigol tem 20 gols em 2020 (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

Conforme já trazido na retrospectiva do ano, a primeira grande notícia do ano para a Nação foi o "fico" de Gabigol. A negociação foi árdua e arrastada com a Internazionale de Milão, mas o Flamengo comprou o atacante, que assinou contrato até 2024, por cerca de 17 milhões de euros por 90% dos direitos. 

E Gabigol não deixou a peteca cair em relação ao seu faro de artilheiro. Nesta temporada, a segunda pelo clube, são 20 gols em 31 jogos (possui a melhor média do elenco), além de dez assistências (também lidera o quesito). 

TÍTULO INÉDITO NO MARACA

Recopa: Fla bateu o Del Valle (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Por efeito da pandemia da Covid-19, fevereiro, quando as torcidas no Brasil ainda podiam ir aos jogos, parece estar mais distante do que realmente está. E foi no segundo mês de ano que chegou um dos maiores presentes à Nação.

Ainda sob o comando de Jorge Jesus e com Rafinha no elenco, o Flamengo conquistou o título inédito da Recopa Sul-Americana, o primeiro internacional do clube no Maracanã, após derrotar o Independiente Del Valle por 3 a 0, no jogo da volta - na ida, houve empate por 2 a 2, em Quito. Na ocasião, 64.504 flamenguistas estiveram no estádio - um recorde de 2020.

SUPREMACIA CONTRA RIVAIS DO RIO

Fla levou o Carioca pela 2ª vez seguida (Foto: Alexandre Vidal / CRF)

O Fla tem se notabilizado pela supremacia contra rivais cariocas. Não é de hoje, mas, neste ano, o ótimo retrospecto se manteve e fez com que o torcedor rubro-negro tirasse sarro de seus principais adversários ao longo de 2020. Foram três jogos contra o Botafogo, com duas vitórias e um empate, seis diante do Fluminense, com uma derrota (a única em clássico, com o time alternativo e comandado por Maurício Souza), quatro triunfos e um empate (que permitiu o título da Taça Rio ao Tricolor, inclusive), e dois contra o Vasco, ambos vencidos. 

Percebe-se que o Fluminense foi a principal pedra no sapato, mas não o suficiente para impedir que o Flamengo conquistasse o título do Estadual deste ano. No geral, o Rubro-Negro acumula 16 jogos de invencibilidade contra o Vasco, seis diante do Botafogo e quatro em duelos com o Fluminense.

ASCENSÃO DE GAROTOS DO NINHO

Noga e Natan chegaram a ser titulares em jogo pela Libertadores (Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Outro presente para a Nação em 2020 foi a ascensão de Garotos do Ninho que nem sequer eram cogitados para o elenco na temporada passada. No último jogo, a vitória heroica sobre o Bahia, por exemplo, Natan e João Gomes foram titulares e peças importantes. 

A maior utilização ocorreu na era Domènec Torrent, sobretudo quando o elenco passou por um surto de Covid-19. Ao todo, foram 17 pratas da casa utilizadas, sendo que jovens, além dos citados acima, conquistaram a confiança do torcedor em poucos jogos, como Hugo Souza (apesar da falha na Copa do Brasil, esbanjou talento), Gabriel Noga, Matheuzinho e Ramon. 

MAIS UM 'FICO' IMPORTANTE

Pedro é o artilheiro do Flamengo na temporada, com 21 gols (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

O 2020 que começou com a notícia do "fico" de Gabigol termina com a permanência de Pedro, também contratado em definitivo pelo clube - até 2025. O goleador, convocado recentemente para a Seleção Brasileira, é a aposta deste ano que mais rendeu (ao menos até aqui). São 21 gols em 41 partidas, além de três assistências.

E Pedro terá a oportunidade de elevar os ótimos números já neste sábado, quando o Flamengo visitará o Fortaleza, no Castelão, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, cujo duelo será o último do clube no ano. 

> Confira e simula a tabela do Campeonato Brasileiro

Em tempo: Pedro será titular do time de Rogério Ceni, uma vez que Gabigol está suspenso. A bola rolará a partir das 19h neste dia 26.