Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo vê principais rivais descansarem e vai completar 100 dias em maratona de jogos

Nas semifinais da Copa do Brasil e da Libertadores, clube não tem uma semana livre para treinamentos há mais de dois meses

Dorival Júnior ainda não teve semana livre no Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Escrito por

As seguidas classificações na Copa do Brasil e na Libertadores são motivo de festa, mas impõem um duro desafio ao Flamengo. Com duelos marcados contra São Paulo e Vélez nas próximas quartas-feiras, o clube carioca vai completar mais de 100 dias em maratona e sem nenhuma semana livre para treinamentos.

+ Mercado fechado: confira o balanço da janela de transferências do Flamengo

O próximo compromisso rubro-negro será nesta quarta-feira, às 21h30, contra o São Paulo, no Morumbi. A partida é válida pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.

Nas duas quartas-feiras seguintes, o clube carioca enfrentará o Vélez Sarsfield, da Argentina, pela semifinal da Libertadores. Depois, no dia 14 de setembro, faz o jogo de volta contra o São Paulo, no Maracanã.

A maratona termina no domingo, dia 18 de setembro, contra o Fluminense, pela 27ª rodada do Brasileiro. Em seguida ao clássico, o Flamengo enfim terá um período de 10 dias sem compromissos, durante uma data Fifa, até o jogo contra o Fortaleza, pela 28ª rodada.

+ CBF detalha jogos até 32ª rodada do Brasileirão; veja o calendário do Flamengo na competição

A última vez que o clube rubro-negro teve uma semana cheia para treinamentos foi justamente entre essas partidas, no primeiro turno do Brasileirão. A equipe encarou o Fluminense em 29 de maio e teve seis dias de preparação antes do duelo com o clube cearense, em 5 de junho.

Na ocasião, o Flamengo foi derrotado por 2 a 1, no Maracanã, na penúltima partida da "era Paulo Sousa". Dorival Júnior, portanto, não teve nenhuma semana livre desde que assumiu o time, em 10 de junho.

Flamengo vive maratona de jogos (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

No total, entre a derrota para o Fortaleza e o Fla-Flu do segundo turno, o Flamengo entrará em campo 31 vezes em um intervalo de 105 dias - uma média de um jogo a cada 3,4 dias.

Até o momento, o clube já disputou 23 jogos desta maratona e soma 68% de aproveitamento - com 15 vitórias, dois empates e seis derrotas.

O calendário cheio obrigou Dorival a adotar o rodízio completo no elenco. Nas últimas semanas, o treinador dividiu o grupo rubro-negro em dois: um time para a disputa das Copas e outro para o Brasileirão.

Flamengo e São Paulo são os únicos nesta maratona

O único adversário que vive problema similar ao Flamengo é o São Paulo, que também está vivo em três torneio e completará 100 dias sem descanso. A diferença é que o Tricolor está na semifinal da Sul-Americana, enquanto o Rubro-Negro disputa a Libertadores.

Atlético-GO e Athletico faziam parte deste grupo até a última semana, quando foram eliminados da Copa do Brasil por Corinthians e Flamengo, respectivamente. As duas equipes, portanto, terão este meio de semana livre para treinos.

Eliminado da Libertadores há duas semanas, o Corinthians vive os últimos dias de maratona. A equipe paulista entra em campo nesta quarta-feira, mas sabe que terá a semana sem jogos após o duelo contra o Bragantino, na próxima segunda.

Palmeiras e Fluminense, principais rivais do Flamengo na briga pelo título do Brasileirão,  não vivem problema similar. Os clubes foram eliminados da Copa do Brasil e Sul-Americana, respectivamente, e tiveram semanas livres recentemente.