Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Análise: Flamengo não precisa abrir mão de suas qualidades para ser competitivo

Vítor Pereira monta o Flamengo pensando nas características do Fluminense, rival na decisão do Campeonato Carioca, e abre mão dos principais talentos do time como titulares

O técnico Vítor Pereira durante o Fla-Flu deste sábado, no Maracanã (Foto: Armando Paiva/ LANCE!)
Escrito por

Ainda sem encher os olhos, o Flamengo fez uma atuação segura e venceu o Fluminense por 2 a 0, abrindo vantagem na disputa pelo título do Carioca. Resultado à parte, as escolhas de Vítor Pereira foram o principal tema do clássico pelo lado rubro-negro. Por mais que as explicações do VP façam sentido, o talentoso elenco não pode ser refém do esquema escolhido pelo treinador no momento.

+ VÍDEO: Gabigol revela conversa com Vítor Pereira e desconforto com novo esquema do Flamengo

Sem Arrascaeta, lesionado, o Flamengo iniciou o clássico com Everton Ribeiro e Gabigol no banco, tendo apenas Pedro na referência do ataque. Após o clássico no Maracanã, Vítor Pereira justificou: para ter uma equipe com maior poder de pressão na saída de bola do Fluminense e velocidade para contra-atacar, optou pelas entradas do meia Matheus França e do atacante Everton Cebolinha.

A estratégia foi clara desde o início e, uma vez que o Fluminense teve a bola e não criou chances, pode se considerar que teve sucesso. Contudo, vai de encontro às características do elenco rubro-negro. Isso sem falar da tradição ofensiva do clube e do histórico recente e vencedor deste grupo.

Com menos posse de bola e lentidão na transição para o ataque, o Flamengo fez um primeiro tempo de desempenho muito abaixo do que se espera - principalmente na parte ofensiva do jogo.

A defesa, postada com cinco defensores (três zagueiros e os dois laterais) mais quatro homens na segunda linha, foi capaz de impedir o Fluminense de se aproximar da área defendida por Santos. Por outro lado, quando time avançou as linhas, a pressão na saída de bola nem sempre foi efetiva.

VP PROJETA FLAMENGO MAIS DOMINANTE

Com os jogadores que a comissão técnica que tem à disposição, o Flamengo é mais do que capaz de competir com o Fluminense sem abrir mão de suas características, como fez a partir da sua escalação. A boa notícia ficou por conta da análise de Vítor Pereira após o clássico. Na sua visão, houve evolução no aspecto defensivo, mas ainda é preciso melhorar para o time ser dominante.

- O que é importante é que a equipe soube defender pressionando alto, mais baixo, e isso era algo que tínhamos que evoluir. A evolução tem que ser no sentido de ser mais dominante - afirmou VP.

Gabigol entrou no segundo tempo do Fla-Flu (Armando Paiva / LANCE!)

SEGUNDO GOL É MOSTRA DO POTENCIAL

Se o Flamengo sofreu nos minutos iniciais e equilibrou o clássico a partir dos 25 minutos, o melhor momento do time foi quando Everton Ribeiro, Filipe Luís, Vidal e Gabigol entraram. Além da tranquilidade pela vantagem no placar, o Rubro-Negro contou com a qualidade para, enfim, jogar um futebol próximo do que se espera do elenco qualificado. O segundo gol é uma mostra do potencial.

Até Ayrton Lucas deixar para trás três marcadores e cruzar na medida para Pedro empurrar para a rede, os outros nove jogadores do Flamengo tocaram na bola initerruptamente. Ao todo, a jogada teve 27 passes por pouco mais de um minuto, passando por todas faixas do campo de ataque.

Segundo Vítor Pereira, a entrada de atletas mais técnicos após o intervalo também foi estratégica.

- Estrategicamente, pensamos em entrar mais incisivos, com mais velocidade, jogadores que aceleraram na transição, e depois jogadores com mais cadência. Ele (Filipe Luís) foi um desses jogadores e ajudou muito - respondeu Vítor Pereira ao ser questionado sobre o retorno do lateral.

De folga neste domingo, o elenco do Flamengo se reapresenta na segunda e, em seguida, embarca para Quito, onde estreia na Libertadores diante do Aucas, na quarta-feira. Resta saber qual será a estratégia de VP para este e os próximos jogos, e se os nomes mais técnicos estão inclusos nela.