Botafogo inicia 'reuniões de planejamento' para 2019
Extensão do contrato de Zé Ricardo, contratações, manutenções de jogadores emprestados e utilização de jogadores que estavam cedidos foram e serão pautas dos próximos dias

A pouca perspectiva antes da rodada final do Campeonato Brasileiro fez com que o Botafogo pudesse adiantar o planejamento para a próxima temporada. Na manhã desta terça-feira, a diretoria e a comissão técnica encabeçada por Zé Ricardo se encontraram visando à montagem do elenco e projetando os trabalhos do ano que vem.
Obviamente, a continuidade do próprio treinador foi um dos temas. No entanto, a questão deverá ser definida somente após o jogo contra o Atlético-MG, no sábado. O vínculo atual vai até abril, logo após o fim do Campeonato Carioca. A expectativa no Glorioso é de que o acordo seja firmado, pelo menos, para até dezembro de 2019.
- A prioridade é renovar com o Zé Ricardo. É importante termos um planejamento para o ano inteiro. Estamos conversando com ele nesse sentido e já começando a pensar sobre elenco - antecipou, após a partida contra o Paraná, o vice-presidente de futebol, Gustavo Noronha.
Nos próximos dias, medidas deverão ser tomadas também no sentido da formação do elenco. A base do elenco já tem contrato longo, alguns jogadores sabem que não terão vínculos renovados, outros estão emprestados e há interesse do clube para que prossigam no Glorioso.
O caso mais emblemático é o de Erik. O atacante pertence ao Palmeiras e teve empréstimo repassado pelo Atlético-MG (pelo acordo, ele não poderá jogar na última rodada e já foi até liberado das atividades). A diretoria alvinegra tentará a permanência do jogador, mas entende que o clube paulista poderá querer manter o atleta.
Também são objetos de negociação os três atletas emprestados pelo Corinthians. As tratativas por Yago, Moisés e Jean, todavia, ainda estão em fase embrionária. Outro cedido até o fim desta temporada, este pelo Internacional, é Brenner. Neste caso, as conversas estão adiantadas e o próprio jogador tem a expectativa de prosseguir no Rio.
Mas há jogadores com a perspectivas de saírem também (Igor Rabello e, principalmente Matheus Fernandes, cuja proposta do Genoa-ITA está sendo negociada), ou com o contrato encerrando na metade da próxima temporada (Valencia). Já deixam o clube no mês que vem, além de Jefferson, Luis Ricardo e Dudu Cearense, que não terão os contratos renovados.
Há atletas emprestados pelo próprio Botafogo. Destes, o atacante Leandro Carvalho se destacou na campanha de recuperação do Ceará, que se livrou antecipadamente do rebaixamento, e o meia Fernandes foi frequentemente utilizado no Atlético-GO.
No gol, a saída de Jefferson pode abrir o caminho para a maior utilização de Saulo e Diego, em tese reservas de Gatito Fernández. Ou não.
- O Gatito tem muitas convocações, temos que ter isso em mente. Vamos precisar contar com um substituto. Saulo e Diego foram muito bem e tiveram bons momentos no profissional. São jovens. Deixamos para o Flávio Tênius (preparador de goleiros). Ele tem toda confiança - disse Gustavo Noronha, antes de concluir:
- Não está fechado o diagnóstico, o que está fechado é que confiamos neles. Vamos ver se os mantemos, se os emprestamos. É uma avaliação que cabe, num primeiro momento, a ele (Flávio). Ele está fazendo estudos, relatórios para tomarmos uma decisão na reta final - concluiu.
Confira a perspectiva atual do elenco do Botafogo para 2019:
Goleiros: Gatito Fernández, Saulo e Diego (mais um pode ser contratado)
Laterais: Marcinho, Gilson, Yuri (Arnaldo volta de empréstimo e Moisés pode continuar)
Zagueiros: Carli, Igor Rabello, Marcelo Benevenuto, Kanu e Helerson (Yago pode continuar)
Volantes: Rodrigo Lindoso, Bochecha, Matheus Fernandes (deve sair), Wenderson e Rickson
Meias: João Paulo, Marcos Vinícius, Valencia, Leandrinho e Fernandes (volta de empréstimo)
Pontas: Luiz Fernando, Rodrigo Pimpão, Ezequiel e Leandro Carvalho (volta de empréstimo)
Centroavantes: Kieza, Brenner, Aguirre e Igor Cássio

Botafogo
Fifa retira transfer ban do Botafogo por dívida na contratação de Artur
Há 2 dias
Botafogo
John Textor e a nova tentativa frustrada no Botafogo com Kia Joorabchian
Há 3 dias
Botafogo
Botafogo recebe aporte milionário da GDA Luma e paga dívidas da SAF
Há 3 dias
Copa do Mundo 2026
Ex-Botafogo se oferece para treinar Japão após derrota para o Brasil na Copa: 'Me testem'
Há 4 dias
Copa do Mundo 2026
Ídolo do Botafogo é favorito para assumir como técnico do Uruguai após a Copa
Há 4 dias
Botafogo
Assembleia destitui John Textor do conselho da SAF do Botafogo
Há 4 diasMais LANCE!

Botafogo segue intertemporada após definições e trabalha visando mercado

São Paulo anuncia contratação do atacante Victor Sá

Franclim Carvalho fica para trás, e Vasco define novo alvo para treinador

CBF detalha datas e horários das oitavas da Copa do Brasil Feminina

Botafogo sofre novo transfer ban, desta vez por dívida na compra de Barrera

Fifa retira transfer ban do Botafogo referente à dívida por Almada

Almada cita Botafogo após vitória da Argentina: 'Quem sabe eu possa voltar'

Atitude de Almada surpreende torcida do Botafogo: 'Essa é a diferença'

Torcida do Botafogo reage a fala de jogador da Seleção: 'Ainda sente'

Do Japão para o Brasil: relembre os japoneses que atuaram no país do futebol

Brasileirão na Copa do Mundo: quem avança e quem volta para casa?

Botafogo manda recado após gafe do Flamengo sobre Copa do Mundo

Torcida do Botafogo reage a atitude de Igor Jesus: 'Tinha que ser'






