icons.title signature.placeholder Jonas Moura
19/02/2015
12:28

Número dois do Brasil no ranking da WTA, Beatriz Maia segue firme na tentativa de levar o país a um patamar elevado no Aberto do Rio, que acontece no Jockey Club, no Rio de Janeiro, até domingo. Nesta quinta-feira, a paulistana venceu com autoridade a eslovena Polona Hercog (77º) por 2 sets a 0, parciais de 6-1 e 6-2, e avançou às quartas de final do torneio.

Esta foi apenas a terceira vitória de Bia, número 234 do mundo, no circuito da WTA. Na estreia, ela já havia batido a argentina Maria Irigoyen por 2 a 0 (duplo 6-1). A próxima adversária da brazuca será a italiana Sara Errani (16º), que despachou a espanhola Lourdes Domínguez (108º) por 2 a 0 (6-0 e 7-5).

O resultado também foi o melhor já alcanlado pela atleta, que havia chegado apenas a uma oitava de final em Florianópolis, em 2013, quando foi eliminada pela húngara Melinda Czink (358º).

A brasileira mostrou segurança nos saques. Parecia tranquila, apesar de o forte calor de 35ºC e umidade de 75% na capital carioca. Confirmou o serviço e logo quebrou o saque da oponente no quarto game. Com 5-1 de vantagem, Maia até viu Hercog esboçar uma reação. Mas novamente contou com bons saques para evitar uma quebra e fechar o set em 6-2.

No segundo set, Bia já começou quebrando o saque da eslovena. E não perdeu o embalo quando tinha a bola em mãos. Hercog ainda salvou três chances de quebra e confirmou seu saque após um erro da brasileira no terceiro game. O jogo até ficou mais duro, mas a dona do pedaço não se entregou. Hercog abusou dos erros e encaminhou a classificação de Maia.

Com a classificação, Bia deverá somar pontos importantes no ranking mundial. Sua melhor marca até hoje foi o 232º lugar.

Atualizada às 13h55