Protestantes desafiam os policiais em Brasília para jogo de futebol

Banner para notas app Copa do Mundo
Banner para notas app Copa do Mundo

Escrito por

Os manifestantes de Brasília desafiaram para uma partida de futebol os policiais responsáveis pela segurança da partida de amanhã entre Colômbia e Costa do Marfin, no Estádio Nacional – Mané Garrincha. Os protestantes distribuíram panfletos pelas ruas da capital com a convocação para o confronto, que está marcado para às 13h, mesmo horário do jogo da Copa do Mundo.

Na segunda-feira, o L!Net revelou que, após os conflitos ocorridos durante a Copa das Confederações na capital federal, o integrantes do Comitê Popular da Copa procuraram os adeptos do movimento Black Block para celebrar um acordo de paz. Ambos os grupos acertaram um pacto de não violência e nos dois primeiros jogos realizados em Brasília não houve confronto com a polícia.

A intenção da manifestação marcada para amanhã é a de novamente realizar um ato pacífico. Na primeira partida realizada no Mané Garrincha, na derrota do Equador para a Suíça, os protestantes já disputaram um jogo de futebol, mas entre eles.

- Os movimentos que hoje resistem à repressão, criminalização e perseguição desafiam a Polícia Militar do DF a se desmilitarizar e vir jogar conosco uma partida de futebol – escreveran em trecho do panfleto os manifestantes.

Para Brasília, o Comitê Popular da Copa programou um total de nove manifestações durante o evento. Sete em dias de jogos no Mané Garrincha e, os outros dois, na abertura e final do Mundial.

No confronto de amanhã, o tema será: “Futebol pela desmilitarização e pelo fim do extermínio à juventude negra”. Como o estádio estará ocupado, os protestantes inovaram e marcaram o protesto para “o Eixo Monumental, próximo ao elefante branco Mané Garrincha”.

- O apoio da população às nossas reivindicações cresceu mas ela se afastou por causa da violência, da repressão. Por isso, agora, vamos para as ruas com alegria, sem violência. Nunca quisemos a violência, que parte do Estado. E temos mostrado isso, fizemos duas manifestações pacíficas – afirmou um dos líderes do Comitê Popular da Copa-DF, Thiago Ávila.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter