icons.title signature.placeholder LANCE!Bizz
24/03/2014
14:19




Os jornalistas Gustavo Longhi de Carvalho e Rodolfo Rodrigues estão lançando o livro  Infográficos das Copas lançado pela Banda Books.

Trata-se de uma ampla pesquisa sobre as fichas técnicas dos 19 Mundiais realizados desde 1930, no Uruguai, até a mais recente, na África do Sul, em 2010.  O levantamento feito pela dupla revela, por exemplo, que desde a primeira Copa, foram assinalados 2.208 gols em 772 jogos realizados em 173 estádios, de 143 cidades diferentes.

Infográficos das Copas traz o resultado desse levantamento em mais de cem estatísticas ilustradas, que brindam os leitores apaixonados por futebol com dados curiosos, como por exemplo: o resultado mais comum em Copas é o 1 X 0, ocorrido 145 vezes. O levamantamento revela ainda 948 gols foram marcados no primeiro tempo e 1.204 no segundo.

De acordo com a pesquisa, entre as seleções que tiveram 100% de aproveitamento em Copas figura o Uruguai de 1930 (quatro jogos), a Itália de 1938 (quatro jogos) e a Seleção Brasileira Tricampeão no México, em 1970 (sete jogos).

 Sobre os autores


Gustavo Longhi é jornalista e engenheiro mecânico. Atua como professor e pesquisador jornalístico e este é seu terceiro livro relacionado à pesquisa esportiva. Tem textos ligados a esportes publicados em jornais e revisou e colaborou com diversos livros.

Rodolfo Rodrigues foi repórter do jornal Lance!, editor no site NetGol, colunista do site iG Esportes e gerente de conteúdo na Traffic Sports Marketing. Trabalha como editor do site da Placar e é autor de vários livros, entre eles Escudos dos times do mundo inteiro, A história das camisas dos 12 maiores times do Brasil e A história das camisas de todos os jogos das Copas