icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
28/11/2013
15:51

O clima de apreeensão segue grande quando o assunto é o tão falado G4, grupo que compreende os times que, em teoria, se garantirão na Libertadores do ano que vem via Campeonato Brasileiro. O título do Flamengo na Copa do Brasil, diante do Atlético-PR, na última quarta, não decretou o fim da possibilidade de um G5, pois o Atlético-MG, já garantido na competição sul-americana do ano que vem por ser o atual campeão do torneio, ainda pode chegar entre os quatro primeiros do Brasileirão, o que fará o quinto colocado ter chances de ir para a próxima Libertadores.

Assim como o Atlético-MG, o Atlético-PR também poderia "garantir" mais uma vaga na Libertadores-2014 pelo Brasileirão, mas ficou sem o título da Copa do Brasil. Caso tivesse superado o Flamengo, o Rubro-Negro paranaense, por integrar o G4 atualmente restando duas rodadas para o fim, também faria o quinto colocado no Brasileiro ficar próximo de uma vaga na Libertadores. O Flamengo, por ser o 11º na tabela, não tem chances de chegar entre os quatro primeiros.

PONTE PRETA E A CHANCE DE O G4 VIRAR G3

Caso o Galo termine o Brasileirão em quarto, porém, não dará a certeza de que o quinto irá à Libertadores. A dúvida com relação ao G4 – ou G5 – não terminará quando a última rodada do Campeonato Brasileiro for concluída, no próximo dia 8 de dezembro. Isso porque três dias depois a Ponte Preta, praticamente rebaixada na competição nacional, jogará a finalíssima da Copa Sul-Americana diante de Lanús (ARG) ou Libertad (PAR) – que farão o segundo jogo da semifinal nesta quinta (os argentinos venceram a primeira por 2 a 1, no Paraguai) -, o Brasileirão só qualificará três times para a Libertadores. Isso porque a Macaca assim obterá lugar na Libertadores e retirará uma vaga via Brasileirão. Ou seja: o G4 será G3.

SERÃO TRÊS DIAS DE AGONIA

O Goiás é, no momento, o quarto colocado do Campeonato Brasileiro, com 59 pontos. Caso os comandados de Enderson Moreira não deixem essa posição com o término da competição, eles terão de aguardar três dias para, em 11 de dezembro, saber se a Ponte conquistará a Copa Sul-Americana contra Lanús ou Libertad.

BRASILEIROS NA LIBERTADORES

Até agora três times brasileiros estão classificados para a Copa Libertadores de 2014. Os rivais mineiros Atlético-MG e Cruzeiro e o Flamengo. O Galo tem a vaga por ser o atual campeão, enquanto a Raposa pelo título já assegurado do Brasileirão. O Rubro-Negro, por sua vez, carimbou seu espaço na quarta ao conquistar a Copa do Brasil. Restam então mais três vagas, que virão todas pelo Brasileirão caso a Ponte Preta não conquiste a Copa Sul-Americana (neste cenário hoje as vagas seriam de Atlético-PR, Grêmio e Goiás). Se a Macaca ficar com o troféu irá de forma inédita à competição de Conmebol e apenas dois lugares serão reservados a times do Brasileiro.

AS POSSIBILIDADES: G3, G4 OU G5

COPA SUL-AMERICANA CAMPEONATO BRASILEIRO
 Hipótese 1 de Ponte Preta campeã
G3
Hipótese 2 de Ponte Preta campeã
G4 com o Atlético-MG em terceiro
Hipótese 1 de Lanús ou Libertad campeão G4
Hipótese 2 de Lanús ou Libertad campeão G5 com o Atlético-MG em terceiro ou quarto

AS CHANCES DE CLASSIFICAÇÃO À LIBERTADORES VIA BRASILEIRÃO*


TIME CHANCES
Cruzeiro 100%
Atlético-PR 97%
Grêmio 88%
Goiás 64%
Botafogo 49%
Vitória 2%

*Os  números são do matemático Tristão Garcia, do site Infobola e da Academia LANCE!