icons.title signature.placeholder Guilherme Gomes
14/11/2014
13:50

Novak Djokovic confirmou hoje a conquista do primeiro lugar do ranking na temporada ao bater o tcheco Tomas Berdych por 2 sets a 0 (6-2 e 6-2) na terceira rodada da fase de grupos das Finais da ATP em Londres. É a terceira vez que o sérvio termina a temporada no topo da lista. Além disso, a vitória confirmou a liderança da chave A do torneio e a passagem para a semi na qual vai enfrentar o japonês Kei Nishikori neste sábado.

Antes de 2014, o sérvio de 27 anos havia sido número 1 em 2011 e 2012. Ele é o sétimo jogador a conseguir o feito de terminar como líder por três temporadas ou mais, entrando na seleta relação que tem Pete Sampras (6), Jimmy Connors e Roger Federer (5), Ivan Lendl e John McEnroe (4) e Rafael Nadal (3).

- Em nome da ATP, gostaria de congratular Novak por mais uma temporada fenomenal. Terminar como número 1 é a conquista maior em nosso esporte. Desde a introdução do ranking, em 1973, apenas 16 jogadores possuem essa honra. Novak teve um desempenho sensacional ao longo do ano e certamente mereceu esse triunfo - afirmou Chris Kermode, presidente da ATP.

Com o primeiro lugar do ranking garantido, Djokovic vai agora se concentrar em tentar conquistar as Finais da ATP pela quarta vez, a terceira seguida. Caso conquiste o tri seguido, igualará feito de Ivan Lendl dos anos de 85 a 87.