icons.title signature.placeholder Felipe Mendes
19/03/2014
18:05

Tal qual a gestação de uma criança na barriga da mãe, a nova logomarca da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) demorou nove meses para nascer. Nesta quarta-feira, a entidade apresentou em sua sede no Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, a sua nova identidade visual. Baseada na frase "Preparados para vencer", ela foi criada pela agência Saravah, a mesma da logo de 100 anos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

- A nova identidade visual da CBJ reflete os atributos do nosso esporte de maneira arrojada e proprietária. O principal desafio foi traduzir forças como transparência, transformação, organização, superação, carisma, vibração, inspiração, juventude com maturidade. Essa marca será o símbolo de uma fase especial para nós, que culminará com os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016 - afirmou o presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira.

Durante nove meses de trabalho, a equipe da Saravah criou cinco comitês de avaliação da marca, seus funcionários realizaram diversas entrevistas, entre as quais com atletas estrangeiros que estiveram no Rio para a disputa do Mundial, no ano passado, foi feita uma análise do mercado esportivo e pesquisas de tendências. Foram apresentadas para a CBJ sete opções de logomarca. E a escolhida apresenta as cores da bandeira brasileira, tem o desenho de uma faixa preta, um ícone do judô, somente a sigla da entidade e Brasil escrito logo abaixo.

Na pesquisa realizada com os estrangeiros, o que mais os integrantes da Saravah ouviram sobre a imagem do judô brasileiro foram palavras como "explosivo", "mágico", "dinâmico" e "colorido". Porém, a definição que mais chamou a atenção do diretor executivo Cristiano Mansur e da diretora de design Betina Cupello, foi que a modalidade no país alia a técnica técnica japonesa com a brincadeira sul-americana e a coragem.

- Foi uma satisfação muito grande criar a marca para um esporte tão vencedor. A CBJ foi a primeira confederação brasileira a se abrir para esse processo de estratégia de marca e identidade visual. É um trabalho inovador. A nova logo reflete os valores do judô brasileiro de forma moderna, impactante, memorável e vencedora. A frase Preparados para vencer reforça o planejamento e os resultados de sucesso cada vez mais relevantes da CBJ e dos atletas nacionais. Com este projeto, o esporte ganhará cada vez mais visibilidade e reconhecimento - disse Mansur.

A nova logomarca estará estampada nos quimonos de competição além de todo conteúdo online e gráfico da entidade. Os judocas devem começar a competir com a novidade a partir de maio.

- Ficou excelente, com um cara moderna. É uma marca competitiva, vencedora. Estão de parabéns todos que a criaram - afirmou o judoca Luciano Corrêa.