icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
11/12/2013
16:26

Grandes nomes da canoagem e paracanoagem brasileiras disputam a partir desta quinta-feira o Campeonato Brasileiro de Canoagem e Paracanoagem, competição que encerra o calendário de 2013. A partir das 8h (de Brasília), estarão na raia de canoagem do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo o campeão mundial de canoagem de velocidade Isaquias Queiroz, o tetracampeão mundial de paracanoagem Fernando Fernandes, além de Ronilson Oliveira, Erlon Souza, Caio Ribeiro e Tamara Oliveira.

Ao todo, serão cerca de 400 atletas de diversos estados do país, em todas as categorias. Os resultados do Brasileiro serão classificatórios para importantes competições internacionais no início de 2014 e para a composição da equipe permanente de canoagem velocidade, que fica concentrada no Centro de Treinamento de Canoagem Velocidade do Yacht Clube Paulista.

A disputa deste ano tem outras novidades. Na paracanoagem, a única classificadora internacional no país, Maria de Fátima Fernandes Vara, anunciou o lançamento de uma nova tecnologia para a classificação e avaliação dos paracanoístas. Ainda sem nome, o software desenvolvido por alunos e professores dos cursos de Engenharia da Computação e Educação Física da Universidade Positivo, de Curitiba (PR), é feito a partir da plataforma livre de desenvolvimento do Kinect, sensor de movimento utilizado no videogame Xbox 360. O sensor de avaliação dos atletas não apenas capta os movimentos, mas reconhece, marcando no corpo do atleta – sem a necessidade de marcadores físicos – e mostra na tela do computador os pontos pré-determinados habitualmente usados nas avaliações, enviando simultaneamente os dados para análise.

Também na paracanoagem, Fernando Fernandes irá disputar pela primeira vez uma prova no K4 200m da canoagem velocidade em companhia de outros três atletas sem deficiência física.

- Sempre me cobrei muito. Quero ser o melhor em tudo o que me proponho a fazer. E esta foi a forma que encontrei de enfrentar um novo desafio na canoagem - disse o atleta.