Fellipe Lucena e Thiago Ferri
26/04/2016
08:00
São Paulo (SP)

Sem jogos até o dia 14 de maio, o Palmeiras prepara mudanças no elenco antes do Brasileirão. Cuca pediu reforços, e o clube pode buscar até quatro novas peças, sem contar o retorno de atletas emprestados. Ainda assim, a meta é enxugar o elenco que hoje tem 36 atletas.

O técnico quer ao menos a chegada de um zagueiro, um lateral-direito – Fabiano, do Cruzeiro, lhe agrada – e um meia-atacante, como Éverton, do Flamengo. Não está descartada a busca por um armador além de Robinho e Cleiton Xavier, pois Régis, que faz esta função, não foi bem e está negociando com o Bahia.

Além do camisa 30, os zagueiros Nathan e Leandro Almeida, desejados pelo Criciúma, o lateral-direito João Pedro, o lateral-esquerdo Victor Luis, um volante (Thiago Santos ou Rodrigo), Fellype Gabriel, Luan e Cristaldo podem sair.

Revelado no clube, João seria negociado caso o clube atenda ao pedido de Cuca e traga um jogador mais experiente para o setor. No meio de campo, Thiago Santos perdeu espaço com o técnico, enquanto Rodrigo nem fez sua estreia – Régis foi mal sempre que entrou. O comandante avisou que liberará aqueles que jogam “uma vez ou outra”. Luan e Fellype Gabriel sofrem por lesões e não estão nos planos para o Brasileiro.

Churry não foi descartado, mas já negociou para sair em janeiro, rumo ao Rubin Kazan (RUS). Os russos podem fazer uma nova investida na janela do meio do ano. O camisa 9 ainda não teve chances com Cuca por conta de uma lesão na coxa direita.

O treinador ainda terá o retorno para o Brasileiro de 11 jogadores que estavam emprestados. Muitos serão renegociados, mas o meia Juninho, do Osasco Audax, foi elogiado por Cuca e deve ser reintegrado.

Os argentinos Tobio e Mouche voltam mais tarde – eles ficam em Boca Juniors (ARG) e Lanús (ARG) até 22 de junho. O Boca não deve exercer a preferência de compra de 2,5 milhões de dólares (R$ 8,8 milhões) pelo zagueiro, e o atacante só fica no atual clube se for novamente emprestado. Terão nova chance?

SAÍDAS x CHEGADAS

Sinal vermelho
Roberto Cavalo, técnico do Criciúma, pediu Nathan e Leandro Almeida como parte da negociação de Róger Guedes. Leandro, inclusive, treina à parte aguardando o desfecho de seu futuro. Fellype Gabriel não consegue jogar por lesões, assim como Luan. Régis, por sua vez, teve chances no início com Cuca, mas não as aproveitou. Não vem sendo nem relacionado pelo técnico.

Sinal amarelo
João Pedro é visto como um lateral promissor, mas é só a terceira opção. Um reforço pode deixá-lo ainda mais escanteado, como Victor Luis, que só fez um jogo com Cuca, quando Egídio e Zé Roberto estavam fora. Thiago Santos, titular com Marcelo Oliveira, está entre as últimas opções entre volantes, com Rodrigo. Um deve ser liberado. Cristaldo ainda tem mercado no exterior.

Reforços

Cuca pediu Gum, zagueiro do Fluminense, mas o clube ainda analisa o mercado para reforçar a sua defesa. Fabiano, lateral do Cruzeiro, também foi um pedido do técnico, só que era titular com Deivid em Minas, enquanto o meia-atacante Éverton trabalhou com o comandante no Flamengo, em 2009.

Emprestados
O goleiro Raphael Alemão (Atlético Sorocaba), os laterais Leo Cunha (Boavista-RJ) e Matheus Muller (São Bento), os zagueiros Tobio (Boca), Gabriel Dias (Mogi Mirim) e Luiz Gustavo (Ferroviária), além dos volantes Bruninho (Mogi Mirim) e João Denoni (Ituano), o meia Juninho (Audax) e os atacantes Rodolfo (Ypiranga-RS) e Mouche (Lanús) são os que voltam no meio do ano. Poucos serão usados.