Campeão russo de marcha atlética é suspenso por doping

Pyotr Trofimov ficará afastado das competições por quatro anos e perde títulos conquistados entre agosto de 2009 e maio de 2013

Richard McLaren, chefe da comissão antidoping da Wada
Segundo o Relatório McLaren escândalo de doping russo envolveu mais de mil atletas (Foto: ADRIAN DENNIS / AFP)

Escrito por

Pyotr Trofimov, atual campeão russo de marcha atlética, foi suspenso por quatro anos pelo uso de substâncias proibidas. O atleta é mais um integrante da lista esportistas banidos após o escândalo de doping envolvendo país, revelado em 2015, pela Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês).

Segundo a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, em inglês), a punição deve-se a alterações constatadas no sangue do russo provocadas pelo uso de substâncias proibidas.

Além da suspensão, que vigora - de forma retroativa - desde o dia três de novembro de 2016, Trofimov perderá todos os títulos conquistados entre agosto de 2009 e maio de 2013. O campeão nacional nos 20km do ano passado participou de Campeonatos Mundiais.

Na última semana, a comissão antidoping criada pelo presidente Vladimir Putin sugeriu medidas com o fim de recuperar a confiança mundial do esporte russo após o escândalo. Entre os atos, estão: confiscar prêmios de atletas flagrados no doping; realizar mais testes; maior abertura das "cidades fechadas" (territórios militares com acesso restrito onde atletas russos realizam treinamentos.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter