VINÍCIUS PERAZZINI
06/11/2015
06:37
Rio de Janeiro (RJ)

Você já sonhou ser um jogador de futebol e sabe como é uma peneira? Se sim, tem noção de como é difícil ser aprovado. Diante desta rápida introdução, apresentamos o talentoso carioca Alexandre Noel, de 17 anos, um meia polivalente que também joga como ponta direita e esquerda. Em 2014, o jovem foi um dos dois vencedores da parte brasileira da peneira global da Nike, "Os Procurados", levando a melhor sobre outros 1.100 garotos (e peneiras como essa foram feitas em mais de 30 países). Enviado para a Londres, ele ainda superou um outro teste de três dias, com os 38 melhores de 23 países. No fim, só ficaram Alexandre (o único brasileiro) e mais sete. Ufa!

Como prêmio, Alexandre passou dez meses deste ano como parte do plantel da Nike Academy (equipe da Nike estabelecida na Inglaterra, que joga amistosos com grandes times do mundo todo), treinando em alto nível num CT de grande qualidade em Londres (que é onde a seleção inglesa faz suas atividades). Agora, de volta ao Brasil após o término do seu período de treinos, o jovem busca chance em algum clube para virar profissional. Batemos um papo com ele, e a joia fez questão de "vender" suas qualidades na entrevista:

- Já me falaram que eu tenho a mesma ousadia que o Neymar jogando.

O craque Eden Hazard, do Chelsea, foi um dos que já elogiaram Alexandre. Logo após o teste final, em Londres, o astro belga exaltou o brasileiro e os outros sete aprovados.

- Esses jogadores comprovaram talento e determinação sob pressão. Não restam dúvidas de que todos têm potencial para ir longe no esporte - disse Hazard, na ocasião.

Alexandre Noel
Veja a saga de Alexandre até Londres


Porém, mesmo com o incentivo de Hazard, Alexandre sonha mesmo é atuar ao lado de outra fera:

- Sonho em jogar ao lado do Neymar, pois me inspiro muito na sua forma de jogar.

Mesmo sempre sorridente, Alexandre também falou mais sério quando perguntado sobre as dificuldades para se profissionalizar no Brasil. E o desabafo foi forte:

- O maior desafio para se profissionalizar no Brasil é conseguir uma oportunidade em igualdade de condições dos atletas que já são do clube, para que eu possa mostrar o meu trabalho, o meu futebol. Hoje em dia não basta só jogar bem, porque se chegar (em um clube) um atleta indicado por alguém com influência dentro do clube ou no meio do futebol, esse jogador toma a vaga de quem merecia estar lá por próprio mérito - destacou Alexandre, que disparou contra clubes:

- Isso acontece muito em clubes grandes. O que eu preciso é de um clube que dê espaço para eu mostrar meu potencial, por que capacidade eu sei que tenho e comprovei ao ser aprovado para a Nike Academy e estar entre os principais jovens talentos do mundo.

CONFIRA ABAIXO MAIS DA ENTREVISTA COM ALEXANDRE NOEL

LANCE!: Como você se apresenta para o público?
Meu nome é Alexandre Noel, tenho 17 anos, jogo nas posições de meio de campo, ponta direita e esquerda. Chuto com a perna direita. Nasci em Niterói (RJ), mas passei toda a minha vida na cidade do Rio de Janeiro.

Qual é a história da vida e da família? Pretende ajudar a família com seus salários um dia?
Venho de uma família humilde, bastante unida, e que sempre me apoiou fazendo o possível e o impossível para me dar tudo de melhor. Pretendo sim, ajudar a minha família dando um futuro melhor e realizando nosso sonho, que sempre foi ter uma casa própria. Quero retribuir tudo que já fizeram por mim.

Quantos gols você tem na base?
Não sei a quantidade exata de gols que já marquei, só sei que já foram muitos.

Antes da Nike, onde você fez sua base?
Comecei minha carreira aos seis anos de idade, jogando salão pelos clubes AABB Rio, Olaria, Grajaú e América F.C. Fui jogar no campo aos 12 anos de idade, passei pelo CFZ, América F.C, São Cristóvão e Niterói.

Como era a estrutura da Nike? Quanto tempo você ficou por lá e o quanto cresceu?
A Nike tem uma estrutura muito boa, fornece o melhor material para os atletas e tem os melhores campos. Joguei pela Nike durante dez meses, aprendi muito por lá sobre disciplina e responsabilidade, cresci no futebol conhecendo novos métodos de jogo.

"Já me falaram que eu tenho a mesma ousadia que o Neymar jogando"


Qual foi sua experiência mais marcante no time da Nike?
A experiência mais marcante foi quando joguei contra o Barcelona, na Espanha. Vi como era a estrutura de um grande clube europeu, um clube que todo atleta sonha em jogar.

Quais são as suas maiores características em campo?
Visão de jogo , qualidade com a bola no pé , velocidade e boa finalização.

Você busca inspiração em qual craque para jogar?
Eu me inspiro muito na forma de jogo do Neymar.

Com qual jogador consagrado seu estilo mais se assemelha?
Acho meu estilo de jogo parecido com o do Neymar.

Algum clube já te procurou para assinar contrato ou você treinar por lá?
Meus procuradores estão vendo essa parte para mim, analisando a melhor opção para que eu comece a minha carreira profissional.

Em qual clube você se imagina ou sonha jogar?
Todo jogador sonha em defender as cores do seu time de coração. E quanto ao meu time de coração, eu deixo um suspense (risos).

Você sonha defender a Seleção. E acredita que tem potencial para isso?
Sonho sim em defender as cores do meu país em uma Copa do Mundo e acredito que tenho potencial para isso.