Apesar de suspenso, Platini formalizou candidatura (Foto: Fabrice Coffrini / AFP)

Apesar de suspenso, Platini formalizou candidatura (Foto: Fabrice Coffrini / AFP)

LANCE!
12/11/2015
09:36
Zurique (SUI)

Suspenso por 90 dias, Michel Platini não teve sua candidatura aprovada pelo Comitê Eleitoral da Fifa, que divulgou nesta quinta-feira a lista dos candidatos que podem participar do pleito, marcado para o dia 26 de fevereiro. O presidente da Uefa ainda pode recorrer da decisão ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

Outro que teve a candidatura inviabilizada foi o liberiano Musa Bility, que também não poderá suceder Joseph Blatter no comando da Fifa. Assim, os candidatos ao cargo máximo da entidade são: o príncipe Ali Al Hussein, o xeque Salman Bin Khalifa Al Ebrahim, Jérôme Champagne, Gianni Infantino e Tokyo Sexwale.

Se Platini permanecer inelegível, Gianni Infantino deve ser o candidato da Uefa no pleito. Ele declarou nesta semana que sairia das eleições caso o francês fosse aprovado pelo Comitê Eleitoral. A decisão, agora, cabe ao TAS.

De acordo com o comunicado divulgado pela Fifa, 'os relatórios de verificação de integridade finais e os comentários apresentados pelos candidatos foram fornecidos aos membros da Comissão Eleitoral Ad-hoc e avaliados para determinar se cada um dos candidatos cumpriram os requisitos para a presidência, conforme descrito nos Estatutos e Regulamentos da Fifa'.