Sochaux x Monaco

Sochaux e Monaco, que se enfrentaram na Copa da França, têm magnatas por trás (Foto: SEBASTIEN BOZON/AFP)

LANCE!
17/03/2016
09:15
Paris (FRA)

Desde que o Paris Saint-Germain foi comprado pela Qatar Sports Investiment, em 2011, passou a ser a grande potência do país. Só não foi campeão francês em seu primeiro ano, quando o Montpellier surpreendeu e levou, mas depois emplacou um tetra, já contando com este ano. Outros clubes também tiveram tal oportunidade, foram adquiridos por magnatas, mas ficaram bem distantes do sucesso. Pelo menos por enquanto.

Quem conseguiu chegar um pouco perto foi o Monaco. O clube teve dois terços comprado pelo russo Dmitri Rybolovlev, chegou a fazer fortes investimentos e gastou muito. Porém, no meio do projeto, o magnata se divorciou, e sua ex-esposa levou metade de sua fortuna.

Ainda conseguiu se manter de uma certa forma, mas os investimentos diminuíram bastante. De qualquer forma, suficiente para estar na segunda colocação do Francês.

O Sochaux foi fundado pela Peugeot. Mas foi vendido para o bilionário chinês Wing Sang Li, empresário do ramo de lâmpadas LED. Porém, a equipe está na zona de rebaixamento da Segunda Divisão da França.

Outro que é um fiasco é o Lens. Chegou a ser comprado por Hafiz Mammadov, do Azerbaijão, mas a situação é preocupante. Mas o investimento não veio e a situação financeira da equipe, que já era ruim, ficou ainda mais preocupante.