Vasco se impõe diante das circunstâncias e mostra sua melhor versão na Série B até aqui
Apesar de mais vazado do que de costume, time cruz-maltino mostrou poder de fogo acima da própria média. E isso mesmo fazendo uma partida longe do brilhante

Pode parecer contraditório, mas não é. O título desta análise da atuação do Vasco contra o Náutico pela Série B resume os argumentos que compõem a evolução a partir da imposição. Circunstâncias às quais o Cruz-Maltino se adaptou muito bem e tornaram justa a quase tranquila vitória. E também algumas circunstâncias que acabam, por vezes, camufladas pelos resultados e geram o cenário que levou o time ao atual momento. Está embolado? Calma. Desembolamos.
+ Neymar fica a três gols de Pelé: veja os maiores artilheiros da Seleção na história
No intervalo do jogo, o experiente Victor Ferraz, do Timbu, foi questionado sobre o quanto o atraso bizarro atrapalhou o time - que perdeu a etapa inicial por 2 a 0. A resposta foi:
- Muito, mas não quero..."
O lateral-direito não quis culpar o pré-jogo pela atuação do time da casa. Aí você pode se perguntar o que tem o Vasco a ver com isso. Pois é exatamente por não ter nada a ver que o Cruz-Maltino ignorou a desconcentração do adversário para dominá-lo.
Você deve lembrar que o primeiro tempo não era um primor. Demorou 24 minutos para haver um chute, e ele ocorreu sem querer. Mas também não havia perigo algum para Thiago Rodrigues. E mesmo depois do primeiro e do segundo gol, não houve perigo real na primeira etapa. O Vasco foi senhor da primeira etapa.
Você também pode se perguntar como pode ter sido tão bom um time que estava há cinco jogos sem sofrer gol e levou dois - vazado em tal número pela primeira vez na competição. Lembre os milagres que Thiago Rodrigues operou em jogos recentes. A defesa segue bem, mas não é sempre que será inviolável.
-> Confira a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro
Circunstância: o Náutico, num campo também a ele menos familiar - o Arruda, do Santa Cruz, não os Aflitos - perdendo, lançado ao ataque. Houve breves falhas de posicionamento, mas o segundo gol nasceu de um pênalti muito mais da imprudência do que de outra coisa. Ocasional. Sem querer também é falta, mas ninguém há de crer que a vitória vascaína esteve realmente ameaçada. Ou há?
A relativa tranquilidade para a construção do resultado; o número de gols marcados mesmo sem exuberância; o segundo gol sofrido por uma penalidade que não deverá ser comum. O Vasco viu que havia problemas do outro lado, os ignorou e, assim, volta ao Rio com três pontos na bagagem.

Onde Assistir
Palmeiras x Vasco: onde assistir ao vivo, horário e escalações
Há 6 horas
Vasco
Garçom decisivo: Pumita lidera produção ofensiva do Vasco em 2026
Há 14 horas
Vasco
Em temporada artilheira no Vasco, Thiago Mendes supera marcas de São Paulo e Lyon
Há 18 horas
Vasco
Sul-Americana é bote salva-vidas e problema para o Vasco
Há 19 horas
Vasco
Após marcar em Olimpia x Vasco, Adson lidera participações em gols na Sul-Americana
Há 1 dia
Futebol Nacional
CBF confirma impedimento semiautomático na final do Brasileiro Sub-20
Há 1 diaMais LANCE!

Justiça nega pedido do Vasco para jogar no Maracanã

Justiça mantém trava sobre empréstimo de R$ 150 milhões do Vasco

Torcedores repercutem desejo do Vasco pelo Maracanã: 'Vergonha'

Vasco deve focar no Brasileirão e poupar nas Copas?

Vasco entra na Justiça para tentar mandar jogo da Copa do Brasil no Maracanã

Vasco retoma parceria com empresa de refrigerante no futebol feminino

Consórcio nega pedido do Vasco para jogar no Maracanã contra o Vitória

Vasco aumenta premiação na Sul-Americana após vaga nas quartas

Vasco avança nas negociações por Bruno Duarte, do Estrela Vermelha

Vasco volta às quartas de final de uma competição internacional depois de 14 anos

Pedro Emanuel exalta atuação do Vasco contra o Olimpia: 'De encher o olho'

Thiago Mendes destaca postura do Vasco para classificação: 'Cabeça no lugar'

Dê suas notas: Vasco põe fim a seca de gols e se classifica na Sula



