Virada de 2011: os últimos milagres de Marcos
- Matéria
- Mais Notícias
São Marcos festeja nesta sexta, em sua terra natal, Oriente (SP), o 19º Reveillon como jogador do Verdão. A virada será especial. Na terça, dia 4, o ídolo se reapresenta com o time para o seu último ano pelo clube.
No momento, o Santo não pensa em renovar seu contrato, vigente até 31 de dezembro de 2011, com opção para mais três anos na comissão técnica. Carlos Pracidelli, que revelou o ídolo em 1992, ainda tem esperança de prorrogar os milagres. Mas vai depender do que estará por vir nesta temporada.
– Vou fazer de tudo para fazer com que essa virada de ano não seja a última. Vou fazer com que essa virada seja um início de uma fase para se renovar para 2012 – afirmou o preparador de goleiros, ao LANCENET!, nesta quinta.
O "criador" terá de convencer a "criatura". Marcos encara 2011 como o último ano. E se preparou fisicamente, até nas férias, para jogar mais do que os 36 jogos de 2010, quando se afastou de vez em 5 de setembro com lesão no joelho esquerdo.
– Trabalhamos com ele nas férias para manter o que já vinha sendo feito. A preocupação nossa é que ele possa atuar o maior número de partidas possível – disse o preparador físico do Verdão, Anselmo Sbragia.
Marcos terminou 2010 fora do time, mas recuperado e treinando com os demais goleiros. Ele não forçou para retornar pois queria dar chance a Deola, que se firmou. Nas férias, seguiu orientações de Sbragia para manter a boa forma física.
Mesmo assim, a pré-temporada do ídolo, aos 37 anos, será mais longa. Ele não estará em campo no dia 15 de janeiro, contra o Botafogo-SP.
– Vamos dar um tempinho a mais para ele se preparar, vamos fazer uma bateria de avaliações e dependendo dessas avaliações vamos saber o quanto vai demorar para entrar em forma – destacou Sbragia.
O ânimo de Marcos está sempre atrelado ao time, como o próprio confessa em conversas na Academia. Uma equipe competitiva o motiva. Já um time fraco... Ele ainda espera pelos reforços que não chegaram.
Mas já tem em mente o que pretende fazer no ano da despedida.
– Todo mundo sabe que não tenho mais condições de jogar 70 partidas por ano, mas pretendo jogar a maioria dos jogos e, como será meu ano de despedida, espero terminar por cima, com títulos e bons jogos – disse.
Há tempo para novos milagres!
Confira um Bate-Bola com o preparador de goleiros Carlos Pracidelli:
LANCENET!: O Marcos já disse que 2011 será o último ano dele como jogador de futebol. Qual a perspectiva da comissão técnica de utilização dele neste ano que vai começar?
Carlos Pracidelli: Acredito que será um ano muito bom, ele já o terminou quase totalmente recuperado. O período de férias será importantíssimo para a recuperação total. Ele ia ficar nessas férias sem nenhuma atividade mais forte, só aquelas que determinamos. Eu projeto um ano bom para ele, vai voltar a jogar bem. Acredito que o Palmeiras faça uma equipe com mais força. Tudo isso junto vai fazer com que nossa equipe tenha um ano melhor, e acredito que o Marcos possa repensar essa aposentadoria no fim do ano. Até agora, não conversei com ele em termos de aposentadoria, sei que o contrato termina em dezembro do ano que vem. Acredito que a gente fazendo um ano bom, vai influenciar
LNET!: A pré-temporada do Marcos será diferente da que farão para o restante dos jogadores?
CP: Vai ser muito cuidadosa a pré-temporada para ele. Lógico que tem de fazer um trabalho diferenciado, mas a gente já vem fazendo com ele desde o meio do ano. O que atrapalhou foi aquela pancada fortíssima contra o Cruzeiro. Este ano vamos continuar com a programação diferenciada para que ele tenha uma boa temporada e jogue a maioria das partidas.
LNET!: Há possibilidades de a comissão técnica realizar um revezamento na próxima temporada?
CP: Em alguns momentos, vamos pensar se devemos dar um descanso para ele. Tudo que for em benefício do Marcos, tudo que pudermos fazer para que ele jogue em um nível de excelência, você pode ter certeza que faremos. Se for necessário algum tipo de revezamento, falarei com o Felipão e não veremos problema nisso.
LNET!: Qual o seu principal desejo de virada de ano para o Marcos?
CP: O que eu desejo para o Marcos é que este seja um ano de pensamento positivo: novos anos serão virados. Ele tem uma capacidade intensa e, se conseguirmos conciliar a parte física, tenho certeza que tem muito mais a dar pelo Palmeiras. Ele vai nos ajudar.
Confira como foram as viradas de ano do goleiro do Palmeiras Marcos:
De 1992 até 1999 - Passou sempre como reserva à espera de uma chance entre os titulares, que veio com 25 anos.
1999/2000 - Apesar de ter se tornado ídolo na conquista da Libertadores, a virada de ano foi triste. Na final do Mundial contra o Manchester United (ING), cometeu falha decisiva.
2000/2001 - A primeira lesão grave na carreira. Após machucar o punho esquerdo, ficou sete meses parado.
2001/2002 - Virou o ano com boa sequência e convocações. Titular na fraca campanha do Brasil na Copa América.
2002/2003 - Apesar da alegria da conquista do penta com a Seleção, a virada também não foi boa. No Brasileirão, foi rebaixado à Série B.
2003/2004 - Vivendo um calvário na temporada, Marcos virou o ano feliz. Boa campanha na Série B e retorno à elite.
2004/2005 - Novamente, teve a sua virada no estaleiro. Com outra lesão no punho, ficou oito meses afastado.
2005/2006 - Após recuperar-se, foi afastado por novas dores no punho esquerdo. Teve problema no dedo.
2006/2007 - Um ano para se esquecer. Atuou os primeiros 12 jogos, e e teve lesão na coxa direita. Depois, lesão no ombro direito. Mais cinco meses parado.
2007/2008 - Virou o ano animado. Com reforços, Verdão viria forte em 2008.
2008/2009 - Bateu seu recorde no ano, com 24 jogos seguidos no Paulistão. Virada com vaga na Libertadores de 2011.
2009/2010 - Mais decepções. Após ser eliminado na Libertadores, viu o título do Brasileirão escapar nas últimas rodadas.
Confira um "Com a Palavra" de Humberto Perón - Colunista do LANCE!
É uma pena que tenha de parar, mas a idade não permitiu que ele continuasse em alto nível. Houve alguns problemas nestes últimos anos. Tenho certeza de que ele vai querer mostrar neste ano tudo o que já fez pelo clube. Vai fazer uma ótima temporada. Todos terão muitas saudades dele, já que ele foi um dos maiores. Dependendo de como for esta temporada para ele, há possibilidades de continuar jogando em 2012.
A aposentadoria vai ser um marco. Quando parar, vai ter de ter um tempo para todos se acostumarem sem ele no Palmeiras. Seguramente, respeitando a academia de goleiros, ele é o maior goleiro da História do clube.
- Matéria
- Mais Notícias















