menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Do Tuiuti para Lisboa: conheça a história do brasileiro Michel do Benfica

Michel com a camisa do Benfica (Foto: Divulgação)
imagem cameraMichel com a camisa do Benfica (Foto: Divulgação)
Dia 27/10/2015
12:48

  • Matéria
  • Mais Notícias

Há muitos anos Portugal é o destino de boa parte dos jogadores brasileiros que rumam à Europa em busca de um lugar ao sol. E se os clubes lusos não têm o poder aquisitivo dos rivais de outros grandes centros para contratar nossos astros já renomados, esta falta de recursos financeiros, por outro lado, abre caminho e gera oportunidades para revelações que não têm espaço em nossos clubes.

Muitos destes jogadores que conseguem se estabelecer, muitas vezes, permanecem desconhecidos por aqui. Este é o caso de Michel Souza Silva, de 27 anos, que pertence ao Benfica. No Brasil, o jogador fez parte de equipes infantis de Vasco e Fluminense, mas entre idas e vindas nunca conseguiu se firmar. Nascido no morro do Tuiuti, Zona Norte do Rio de Janeiro, o atacante jamais chegou a jogar profissionalmente por clubes brasileiros. Mas depois de tentar a sorte no futsal por um ano no Japão, seguiu para a Europa aos 19 anos e por lá conseguiu se estabelecer.

- Eu era como todos os garotos daqui. Jogava pelada na rua, escola, pipa, bola de gude, peão. Eu só era diferente porque desde pequeno jogava no Vasco, no fraldinha - disse Michel ao LANCE!Net, em entrevista realizada no Tuiuti. Ele também reconheceu que faltou dedicação para dar prosseguimento à carreira no Vasco da Gama.

Quando tudo parecia estar perdido, o atacante que trabalhou confeccionando faixas, teve uma inesperada chance no Oriente. Ao fim do contrato no Japão, foi levado pelo empresário Márcio Português - que jogou futsal em Portugal e na Espanha - para um teste no Penafiel, que estava na Terceira Divisão portuguesa e que hoje conseguiu retornar à Primeira Divisão. Em dois dias foi aprovado e viu a vida mudar. Na primeira temporada na Europa - 2008/2009 -, foram 20 gols.

A performance pelo Penafiel, onde ficou por três anos - mesmo em uma divisão inferior - abriu as portas para Michel, que depois se transferiu para o Paços de Ferreira, da Primeira Divisão.

- Foi meu primeiro ano na Primeira Divisão (2011/2012). Marquei 11 gols e terminamos na sétima colocação. Ótimo para um clube pequeno, e fui contratado pelo Benfica. Um clube no qual tudo é diferente, o ambiente, a torcida, a estrutura, a organização... É um clube no qual todos querem estar - afirmou Michel, que tem contrato com os Encarnados por mais quatro anos.

No Estádio da Luz, Michel não conseguiu espaço. Disputou alguns amistosos de pré-temporada, mas logo foi trocado pelo também brasileiro Lima, do Braga, antigo sonho do técnico benfiquista, Jorge Jesus.

Se pelas equipes anteriores o desempenho tinha sido animador, no Braga, apesar de ter participado de jogos do clube na Liga dos Campeões, a passagem não foi boa. Retornou ao Benfica, passou pela equipe B de Lisboa e em seguida foi novamente emprestado, desta vez para o Al-Wakrah, do Catar, em 2013. Lá marcou nove gols, atuando como meia.

Fora da equipe principal de Jesus, Michel ganhou mais um tempo de férias da diretoria portuguesa. O jogador mantém a forma no Rio e aguarda uma definição de uma equipe para jogar a próxima temporada, o que espera que aconteça nos próximos dias.

- Meu sonho é jogar no Benfica. Agora ainda não será possível, mas vou trabalhar firme para merecer esta chance no time principal - destaca o jogador.


Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias