menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Superliga Masculina começa com RJX, Sesi e Sada na dianteira

Dia 01/03/2016
04:18

  • Matéria
  • Mais Notícias

Ao contrário do domínio encontrado no torneio feminino com Molico/Osasco e Unilever, a Superliga Masculina mantém um padrão de campeões diferentes. O último bicampeão foi a Cimed, que já não existe mais. O time faturou os títulos de 2008/09 e 2009/10.

Na edição passada, quem venceu foi o RJX, que bateu justamente o então campeão, o Sada Cruzeiro.

Os atuais vice-campeões do torneio pegam hoje o São Bernardo, em jogo antecipado devido ao Mundial de Clubes. Partida que ocorre às 21h30, em Contagem (MG).

Os dois são apontados pelos especialistas como principais candidatos ao título, junto com o Sesi-SP. Os times têm em comum a reformulação de seus grupos para esta temporada. Paulistas e mineiros contrataram, enquanto os campeões perderam peças importantes e mantiveram parte da base. A novidade é o oposto Leandro Vissotto, que estava na Rússia.

O Sada se desfez de quase metade do elenco, incluindo os titulares Maurício Borges e Acácio. Contrataram os centrais Isac (ex-São Bernardo) e Éder (ex-Sesi), que estavam com a Seleção, dentre outros nomes. Para efeito comparativo, de 2011 para 2012, o time havia mantido dez dos 12 jogadores do elenco.

Segundo o técnico da equipe, o argentino Marcelo Mendez, o padrão de jogo do time já era “carta marcada”. A vinda dos reforços tem como objetivo a disputa do Mundial, em outubro, e do Mineiro, que começou em agosto.

– Todas as trocas foram feitas para melhorar o time. Não sei se é um novo Cruzeiro, mas é um Cruzeiro que quer ganhar tudo – disse Marcelo Mendez.

O Sesi também buscou reforços na Seleção. O time contratou Lucão (ex-RJX) e a revelação da edição passada, Lucarelli (ex-Minas), além de ter confirmado a presença do ponteiro Murilo.

– Concordo em ser um dos favoritos, mas isso é na teoria. Você sempre trabalha para crescer. Isso vem na qualificação do time – disse Montanaro, supervisor da equipe.

Especialistas

O que você espera para a temporada 2013/14 da Superliga Masculina?

Espero um torneio mais forte e equilibrado em relação ao ano passado. Os favoritos são Sesi e Cruzeiro. O Lucarelli pode ser o craque
Carlão
Campeão olímpico e comentarista de vôlei

Na teoria, Sesi e Cruzeiro estão um pouco à frente porque têm um investimento maior. RJX, Minas e Brasil Kirin também podem surpreender
Nalbert
Campeão olímpico e comentarista de vôlei

Participantes:

Brasil Kirin

Sede: Campinas (SP)

Análise: Antigo Medley, time chegou a ter a participação na competição ameaçada, após ter perdido o patrocínio. Com atletas como João Paulo Bravo, pode brigar no topo.

Funvic/Taubaté

Sede: Taubaté (SP)

Análise Em sua segunda temporada na Superliga (mudou de Pindamonhangaba), tem como principal atração Giba, que retorna ao Brasil nesta temporada.

Kappesberg/Canoas

Sede: Canoas (RS)

Análise: Também em sua segunda temporada, tem como maior novidade o levantador Murilo Radke, revelação que já atuou pela Seleção neste ano.

Moda Maringá

Sede: Maringá (PR)

Análise: Novo time da Superliga, foi formado por meio de projeto liderado por Ricardinho, que atuava pelo extinto Vôlei Futuro. Com o oposto Lorena, é candidato a surpresa.

Montes Claros

Sede: Montes Claros (MG)

Análise: Formado às pressas, após Monte Cristo (GO) ter desistido por problemas financeiros, deve ocupar a parte de baixo da tabela da Superliga.

RJX

Sede: Rio de Janeiro (RJ)

Análise: Atual campeão, chegou a ser ameaçado pelo corte de verba. Aposta no retorno de Leandro Vissotto para brigar pelo bicampeonato.

Sada Cruzeiro

Sede: Contagem (MG)

Análise: Atual vice-campeão, é um dos candidatos ao título. Reformulou quase metade da equipe e trouxe os centrais Isac e Éder para fortalecer o bloqueio.

São Bernardo

Sede: São Bernardo (SP)

Análise: Repôs as perdas de Isac (Sada) e Renan (Sesi) com as contratações de Michael, ex-Vôlei Futuro, e Leozão, ex-Sesi. Luta pelos playoffs.

Sesi-SP

Sede: São Paulo (SP)

Análise: Após cair nas quartas na edição passada, tirou Lucão do RJX e o ponta Lucarelli, revelação nacional, do Vivo/Minas. Assim como o Sada, luta pelo título.

UFJF

Sede: Juiz de Fora (MG)

Análise: Penúltimo na última Superliga, não mudou muito para esta edição e deve novamente ocupar as últimas posições, junto com o Montes Claros.

Vivo/Minas

Sede: Belo Horizonte (MG)

Análise: Com a base semelhante à que foi à semifinal da última edição, aposta no oposto tcheco Filip Polc para brilhar e ir à final desta Superliga.

Volta Redonda

Sede: Volta Redonda (RJ)

Análise: Quase teve a sua participação cassada por problemas financeiros. Entrou no torneio às pressas e não deve brigar no topo.

  • Matéria
  • Mais Notícias