Rebelo defende fim das reeleições de dirigentes

- Matéria
- Mais Notícias
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse na última segunda-feira, durante o Soccerex que a perpetuação de dirigentes no comando de entidades e clubes não é salutar para o crescimento esportivo do País e a democracia. Ao se manifestar, ele destacou ser esta uma opinião pessoal e que não falava em nome da União.
- A renovação, o rodízio ou o estabelecimento de mecanismos que permitam que essas instituições renovem suas direções é sempre uma coisa boa para o esporte e para a democracia - frisou Rebelo.
O ministro lembrou que juridicamente o governo federal não tem como interferir nesta questão. Desde 2008, tramita no Congresso Nacional um projeto para limitar a duração do mandato de dirigentes e o número de reeleições que pode ser permitida no comando de um clube ou entidade esportiva.
As palavras de Rebelo atingem diretamente o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa 2014, Ricardo Teixeira. O dirigente é uma dos mais longevos no poder, por estar no cargo há 22 anos.
Sobre a relação do governo federal com o COL para a realização da Copa, Rebelo quer harmonia:
- Administraremos os conflitos com espírito bíblico: a César o que é de César, a Deus o que é de Deus, ao governo o que é do governo e ao COL o que é do COL. Manteremos esse espírito de cooperação.
Lei Geral da Copa ainda em 2011
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse ter a esperança de ver a Lei Geral da Copa aprovada ainda neste ano pela Câmara dos Deputados. Ele ressaltou não ter mais preocupações com o tema.
- O Congresso tem prerrogativas de mudar. Mas não há divergências que não possam ser resolvidas. Há boa vontade tanto do governo quanto da Fifa para resolvermos as diferenças - contou Rebelo.
Para o ministro a pendência quanto a questão da meia-entrada, assim como o consumo de bebidas alcoólicas dentro das instalações esportivas, será solucionada. O político salientou que a aprovação pela Câmara dos Deputados permitirá o governo ter uma ideia de como deverá agir para a ratificação do documento pelo Senado.
BATE-BOLA
ALDO REBELO - Ministro do Esporte
1- A Fifa e o COL estão com o relacionamento abalado. Isso atrapalha a organização da Copa?
Temos conversado com a Fifa e com o COL. Fiz duas reuniões com o presidente do COL, Ricardo Teixeira, e as considerei muito construtivas e produtivas.
2- Esses conflitos abalam a relação com o governo federal?
Não. Vamos cooperar com todos.
3- O senhor disse estar tranquilo quanto a Lei da Copa mas há questões, como a meia-entrada, para serem resolvidas.
Além da meia-entrada, temos de arrumar uma forma de facilitar ingressos para os inscritos no programa Bolsa-Família e a população indígena. Tudo será resolvido.
- Matéria
- Mais Notícias