Pai de jogador irlandês é preso em ação contra o IRA

- Matéria
- Mais Notícias
A polícia irlandesa iniciou nesta sexta-feira uma operação contra as atividades de grupos dissidentes do grupo terrorista IRA (Exército Republicano Irlandês), que está inativo. Três pessoas foram presas em Dublin, entre elas o pai de um jogador da seleção da Irlanda.
John Stokes, pai do atacante Anthony Stokes, do Celtic da Escócia, foi detido em um bar de sua propriedade. Foram apreendidas no local munição e cocaína.
O bar havia sido cenário de um tiroteio em julho do ano passado, que teve o saldo de três pessoas feridas. A ação tinha relação com brigas entre grupos dissidentes do IRA.
Anthony Stokes também foi advertido no mês passado pelas autoridades irlandesas por colocar um cartaz na porta do bar, em que se lia uma mensagem contra a visita da rainha da Inglaterra, Elizabeth II, à Irlanda.
O IRA foi fundado em 1919 para lutar pela independência da Irlanda em relação ao Reino Unido. O objetivo foi conseguido em 1922, porém o grupo continuou ativo devido à presença britânica um uma parte da Irlanda, conhecida como Irlanda do Norte.
Durante o século XX o grupo foi responsável por atos terroristas e pela morte de milhares de pessoas no Reino Unido e na Irlanda. Em 1998 o grupo se dissolveu oficialmente ao assinar um cessar-fogo.
- Matéria
- Mais Notícias