Ministro do Esporte irá depor na Câmara
- Matéria
- Mais Notícias
Após um acerto de líderes na Câmara dos deputados, ficou decidido que o ministro do Esporte, Orlando Silva, participará já na próxima terça-feira, dia 18 de outubro, de audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Casa para explicar as denúncias recentes publicadas na revista "Veja". A ida foi agilizada pelo líder do PCdoB, deputado Osmar Júnior, e o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP).
Na matéria, o policial militar João Dias Ferreira, que era militante do PCdoB (partido do ministro), acusou o político de chefiar um suposto esquema de pagamentos de propina no programa Segundo Tempo, do Governo Federal. Dias tinha participação no caixa 2, que calcula-se que tenha desviado cerca de R$ 40 milhões em oito anos de funcionamento. O militante chegou a ser preso juntamente com mais quatro envolvidos no ano passado.
A ida rápida do ministro à Comissão visa a tentar evitar a perda do mandato, que já é cogitada por deputados e senadores ouvidos pela reportagem do LANCE!NET, como o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que afirmou que "será difícil ele explicar as novas acusações". O Segundo Tempo é investigado há cerca de três anos, mas nunca ninguém havia acusado diretamente o ministro como mentor.
A presidente Dilma Rousseff teria falado com Orlando Silva por telefone para saber a verdade sobre o envolvimento com o crime. E, com a resposta negativa, resolveu aguardar as explicações públicas nesta semana. Mas pediu pressa.
Silva retornou ontem de Guadalajara, no México, onde acompanhava os Jogos Pan-Americanos. E já começou a visitar emissoras em São Paulo para "limpar a barra".
- Matéria
- Mais Notícias















