Estádio Moisés Lucarelli completa 64 anos de fundação
- Matéria
- Mais Notícias
A data desta quarta-feira é comemorativa para a Ponte Preta. Há exatos 64 anos, no dia 12 de setembro de 1948, foi inaugurado o estádio Moisés Lucarelli, na época um dos maiores do Brasil, atrás apenas do Pacaembu e de São Januário.
Toda sua construção foi feita pelos próprios torcedores, que fizeram multirões pela cidade, chefiados por Moyses Lucarelli, idealizador do projeto. Curiosamente, seu nome era com "Y", mas o estádio foi registrado Moisés Lucarelli, com "I".
O recorde de público do Majestoso, segundo alguns historiadores, é estimado em cerca de 40 mil torcedores, na partida contra o Santos, no dia 16 de agosto de 1970.
No entanto, oficialmente, o maior público contabilizado foi no dia 1º de fevereiro de 1978, contra o São Paulo: 37 274 torcedores. Hoje, a capacidade foi reduzida por medidas de segurança e é estimada em 20 mil pessoas.
Seu último grande público foi no dérbi campineiro, contra o Guarani, pela Série B do ano passado, quando 17 mil torcedores assistiram à vitória da Macaca por 2 a 0.
Após o anúncio que o estádio seria vendido para arrecadar verbas para a construção da nova Arena do clube, o pedido feito por um torcedor, de tombamento do bloco da fachada entre as torres como patrimônio histórico, foi atendido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias