menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Em dois anos, Figueira deixa Série B e briga por Liberta

Dia 27/10/2015
21:56

  • Matéria
  • Mais Notícias

No domingo, cerca de 100 torcedores do Figueirense foram ao aeroporto de Florianópolis e fizeram a maior festa, tal qual às de conquista de título. Afinal, o Figueira, após bater o Botafogo por 1 a 0 no Engenhão, chegou ao quinto triunfo seguido no Brasileiro e, com 53 pontos, entrou de vez na briga pela Libertadores-2012.

Esse exemplo ilustra o excelente momento vivido pelo Furacão catarinense, que, ano passado, estava na Série B e, hoje, faz a sua melhor campanha na História do Brasileiro. O que ocorre com o Figueira?

A resposta está na ponta da língua dos jogadores: a união da equipe. O grupo se fechou desde a queda para a Segunda Divisão, mas o ponto determinante ocorreu com a chegada do técnico Jorginho. Ele assumiu após o fracasso no Estadual e implantou sua filosofia, que foi prontamente aceita pelo grupo.

- O segredo do Figueirense, além da qualidade dos jogadores, é que somos muito unidos. Tanto entre os atletas, como com a comissão técnica, todo mundo se dá muito bem - disse o goleiro e capitão Wilson, ao LANCENET!.

Além disso, a entrada de uma parceira na equipe, ainda com o time na Série B, reestruturou toda a administração do clube e injetou capital para tirá-lo do vermelho. O sonho está mais vivo do que nunca e o time confiante como sempre.

COM A PALAVRA: Leonardo Moura - Diretor executivo do Figueirense e responsável pela reestruturação do clube

"O principal motivo para o ressurgimento do Figueirense foi a reestruturação feita com a chegada da nova diretoria e a parceria feita com a Alliance Sports. Traçamos um novo plano econômico, conseguimos colocar o salário dos jogadores em dia e estipulamos metas para os próximos anos. A parceria conseguiu dar segurança financeira para mantermos o elenco.

Abrimos mão de receita com a venda dos atletas para manter a base da Série B. Depois, chegou o Jorginho e as novas contratações, como Wellington Nem e o Júlio César, que encaixaram muito bem no time. Acredito que esse foi um grande diferencial."

CAUSAS DA MELHORA

Reestruturação: Com a queda para a Série B, a antiga diretoria deixou o clube e uma nova foi implantada após a chegada da parceira Alliance Sports.

Segurança financeira: Com a parceria, o Figueirense conseguiu sair do vermelho, colocar os salários em dia e contratar reforços para a temporada de 2011.

Base: O Alvinegro não cedeu ao assédio do mercado e segurou os destaques da campanha vitoriosa da Série B. A equipe não vende um jogador desde março de 2010.

Jorginho: O principal responsável pela boa campanha da equipe no Brasileirão deste ano. Conseguiu dar uma identidade ao time, armando a equipe dentro de suas limitações.

Bom ambiente: A união dentro do grupo alvinegro é o grande trunfo destacado pelos jogadores ao longo do ano.

Regularidade: O Figueira conseguiu manter bom desempenho dentro e fora de casa: foram sete vitórias em cada.

  • Matéria
  • Mais Notícias