Destro como Paulo César, Zeca ganha dicas para jogar clássico na esquerda

- Matéria
- Mais Notícias
Suspenso do clássico contra o Corinthians graças ao cartão vermelho recebido contra o Inter, o lateral-esquerdo Mena dará espaço a um jovem da posição no próximo domingo. Pelo visto no jogo-treino desta quarta-feira e já avisado por Oswaldo de Oliveira nas últimas semanas, o titular será o garoto Zeca, de 20 anos, e não Emerson, que é mais antigo no elenco principal.
Campeão da Copa São Paulo de Juniores neste ano, Zeca tem uma característica que o difere de Emerson e da grande maioria dos outros laterais-esquerdos: ele é destro! Para ajudar o Menino da Vila a superar o desafio de jogar com “pé trocado”, o LANCE!Net ouviu o aposentado Paulo César, jogador de destaque recente no Peixe e que carrega a mesma característica na carreira.
PC foi campeão brasileiro de 2004 vestindo a camisa 4 e atuando na lateral direita, sua posição de origem, no Peixe. Mas antes, pelo Fluminense (e até Paris Saint-Germain, da França), jogou do outro lado. E com destaque! Estagiário do técnico Oswaldo de Oliveira nas últimas semanas, Paulo César sabe bem o que Zeca precisa.
– A principal dificuldade é a marcação no pé contrário. Com o pé direito você carrega a bola e protege com o corpo. Na esquerda, se carrega com o outro pé, fica mais fácil de roubarem a bola. O jogador precisa se adaptar e criar movimentos próprios. E isso depende de quem está do lado, não pode dar passe no pé errado. São alguns detalhes que passam despercebidos, mas são importantes – aconselhou Paulo César.
O lateral aposentado vê Zeca como um jogador de “força física impressionante, que não se cansa, tem bom posicionamento e joga nas duas com facilidade”. E de acordo com o próprio Paulo César, jogar com o pé direito na lateral esquerda foi uma arma em sua carreira. Recado dado!
GAROTO AGRADA OSWALDO E TAMBÉM É VOLANTE:
Garoto jogou em três posições nas categorias de base (Foto: Ivan Storti/LANCE!Press)
O jogador de 20 anos se tornou lateral-esquerdo só no último ano nas categorias de base do Santos. Antes, ele jogava na direita e também como volante. Promovido após a Copinha, ganhou elogios de Oswaldo, o técnico do time profissional.
– Já testei nas duas laterais e como volante ele também joga direitinho. Gradativamente, vai ganhando mais cancha, mais experiência. Acredito que vai dar jogador – disse.
Zeca atuou dez vezes em 2014, e foi um dos poucos pontos positivos do Peixe na derrota por 2 a 1 dos reservas diante do Londrina, na Copa do Brasil. Curiosamente, o garoto atuou na lateral-direita aquela vez, com Emerson do outro lado. Antes, ele tinha tido chances nas rodadas anteriores à Copa do Mundo graças às lesões de Mena e Emerson.
- Matéria
- Mais Notícias