Cruzeiro utiliza jovens da base para montar um time

- Matéria
- Mais Notícias
Em meio aos diversos problemas de contusões e suspensões - que provocaram nove desfalques ao todo - o Cruzeiro precisará recorrer às categorias de base para encarar o Figueirense, nesta noite, em Ipatinga. Dos 18 jogadores que foram relacionados por Joel Santana, nove foram revelados pelo próprio clube, proporção raramente vista nos jogos da Raposa.
Alguns atletas sequer jogaram pelo time profissional, como o goleiro Douglas Pires, o zagueiro Murilo e os laterais Gil Bahia e Gabriel Araújo. Outros, como Anselmo Ramon e Charles, são relacionados com frequência e participam mais ativamente das partidas.
O goleiro Rafael, substituto imediato de Fábio, o atacante Sebá e o volante Sandro Manoel já tiveram oportunidades na equipe principal, mas nunca conseguiram grandes sequências e raramente atuam.
De qualquer forma, a aposta diante do Figueira está em cima deles. Ao lado de jogadores mais experientes, como Fabrício, Roger e Marquinhos Paraná, os garotos revelados na Toca I vão poder mostrar que têm condições de defenderem o time principal do Cruzeiro. Joel Santana quer paciência com a equipe que vai entrar em campo nesta quarta-feira.
- Perdemos o goleiro, um zagueiro, dois laterais, um jogador de meio-campo e um atacante. Devemos ter calma, paciência e equilíbrio para juntar tudo e ver se acertamos - afirmou o técnico.
Valorização da base
A participação efetiva de jogadores formados no clube, mesmo por conta das circunstâncias, mostra o grande valor que o Cruzeiro credita ao seu trabalho de base. O estreitamento dos laços entre as categorias inferiores e o time profissional era um dos desejos do presidente da Raposa, Zezé Perrella, quando nomeou Dimas Fonseca ao cargo de diretor de futebol, no ano passado.
- Quero integrar mais o futebol de base com o profissional e o Dimas vai ficar como diretor de futebol, coordenando também as categorias de base. Ele ficou dois anos e meio lá e desenvolveu um trabalho que eu diria revolucionário – disse Zezé Perrella, em junho de 2010.

Léo foi destaque no Mundial Sub-17 (Foto: Alex Cruz/EFE)
Os frutos da 'Toquinha', como é conhecido o CT da base celeste, começam a aparecer. Na Seleção Sub-17, que ficou em quarto lugar no Mundial da categoria, em julho, a Raposa tinha três representantes: o goleiro Charles, titular em todos os jogos, além dos atacantes Léo, que marcou dois gols na competição, e Pedro Paulo.
Na Seleção Sub-20, campeã em sua categoria, o Cruzeiro teve o meia Dudu, talismã do grupo, e Gabriel, goleiro titular, que se consagrou com grandes defesas. Após o torneio, a Raposa negociou o armador por 5 milhões de euros, com o Dínamo Kiev (UCR).
Charles, Léo e Pedro Paulo ainda não foram incorporados ao grupo principal. Gabriel já treinou no time de cima, mas, como ainda tem idade, deve continuar defendendo também a equipe júnior.
Confira os atletas formados no clube que estão relacionados para pegar o Figueirense:
- Matéria
- Mais Notícias















