Corinthians pode repetir feito recente do Internacional
- Matéria
- Mais Notícias
O Corinthians enfrenta o Tolima com nove dos 11 titulares que terminaram o último Campeonato Brasileiro. Isso sem falar na presença simultânea de Jorge Henrique e Dentinho, que compensa a falta de Elias no esquema 4-3-3.
Ou seja, na prática, daquela equipe que terminou a competição nacional na terceira posição, houve uma mudança: Leandro Castán no lugar do aposentado William.
A manutenção da base, mesmo com os insucessos no tão esperado ano do Centenário do clube, remete ao principal triunfo do Internacional, que viveu uma situação parecida nos últimos dois anos. Detalhe: com início sob o comando de Tite.
Sob o comando do atual treinador do Corinthians, o Colorado sofreu o primeiro baque na temporada em que completou 100 anos. A equipe sucumbiu diante do Corinthians na decisão da Copa do Brasil, perdendo o título em pleno estádio Beira-Rio.
Desespero? Demissão em massa? Não. Pelo contrário. Manutenção do treinador e da imensa maioria de jogadores, para iniciar a busca pelo título brasileiro. A equipe brigou até o fim e, com Mário Sérgio como comandante nos últimos jogos, viu o Flamengo atropelar na reta final.
Mesmo com o vice-campeonato brasileiro, os dirigentes do Internacional mantiveram a base. Nem mesmo as frustrações pelas duas perdas no ano do centenário mudou o planejamento traçado para 2010.
Nem mesmo sob uma filosofia diferente de trabalho do uruguaio Jorge Fossatti a base montada por Tite, um ano atrás, foi atrapalhada. E a recompensa pela paciência veio na mais importante competição sul-americana. O título da Copa Libertadores veio sob o comando de outro treinador, Celso Roth, que conduziu a equipe nos últimos quatro jogos.
O exemplo esta aí. A diretoria do Corinthians tomou atitude parecida com aquela da direção colorada. Se vai dar certo ou não, é o tempo e a edição atual da Libertadores que dirão.
VEJA OS TIMES-BASE DO INTERNACIONAL...DA TRISTEZA À ALEGRIA COM A BASE MANTIDA:
Copa do Brasil 2009 - derrota para o Corinthians
Lauro; Danilo Silva, Índio, Álvaro e Kléber; Sandro, Magrão, Guiñazu e Andrezinho; Taison e Alecsandro. Técnico: Tite
Brasileirão 2009 - vice-campeão, atrás do Flamengo
Lauro; Danilo Silva, Índio, Bolívar e Kleber; Sandro, Guiñazu, Giuliano e D´Alessandro; Taison e Alecsandro. Técnico: Mário Sérgio
Copa Libertadores 2010 - campeão em cima do Chivas (MEX)
Renan; Nei, índio, Bolívar e Kleber; Sandro, Guiñazu, Tinga e D'Alessandro; Taison e Alecsandro. Técnico: Celso Roth
COM A PALAVRA
Tite, técnico do Corinthians
"Dirigentes do Inter reconhecem o início"
Centenário é um ano que gera maior expectativa e, por isso, a cobrança é maior. Em 2010, fui campeão do primeiro turno do Brasileirão, mas não pude terminar a competição. Mesmo assim, o trabalho foi feito. Não gosto de falar sobre isso, mas vários diretores do Inter reconhecem meu trabalho, que iniciou essa base campeã da Libertadores no ano seguinte. O importante é continuar construindo a melhoria, construir a sua maturidade, ser efetivo. Se a equipe se constrói vitoriosa, ela ganha títulos, é assim com o Corinthians, é assim nas grandes equipes que eu já trabalhei.
- Matéria
- Mais Notícias















