menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

ASP refaz contas e Slater ainda pode perder título

Dia 27/10/2015
21:59

  • Matéria
  • Mais Notícias

O título do Circuito Mundial de Surfe de 2011 ainda não está definido matematicamente. Segundo a Associação de Surfistas Profissionais (ASP), Kelly Slater ainda precisa passar por mais uma bateria para garantir o primeiro lugar no WT na etapa de San Francisco. Isto porque o australiano Owen Wright ainda pode empatar com ele se vencer essa etapa e a próxima, que fecha a temporada em Banzai Pipeline, no Havaí.

Nesta sexta-feira, a ASP expediu um comunicado admitindo que, devido a um erro de cálculo no seu sistema computadorizado do ranking, o título mundial de 2011 ainda não foi oficialmente decidido e pediu desculpas pela entrega prematura do troféu de campeão da temporada para Kelly Slater, na última quarta-feira.

Slater precisa vencer mais uma bateria em San Francisco ou na última etapa da temporada, no Havaí nos dias 08 a 20 de dezembro, para confirmar o título mundial de 2011. Já para Owen Wright fazer uso da nova regra - caso haja empate na disputa do título mundial, haverá uma bateria extra para definir o campeão - a única condição é vencer as duas etapas.

- Nosso sistema de rankings é concebido para fazer os desempates baseado no ranking de entradas dos atletas. O Kelly Slater e o Owen Wright poderiam empatar nos nove resultados computados, aí o sistema foi para os oito melhores e deu vantagem para o Kelly baseado no seed dele. Era assim antes da criação do ASP World Title Race, então foi um erro nosso. Nós somos responsáveis por isso e devemos ser responsabilizados, por isso pedimos desculpas aos nossos fãs, aos surfistas e principalmente ao Owen e ao Kelly - explicou o gerente geral da ASP, Renato Hickel.

Kelly Slater pareceu tranquilo sobre o assunto, pelas mensagens que postou no seu Twitter.

- Guardem aquele material do KS 10 (quando conquistou seu décimo título) se vocês tiverem... só por garantia (risos). Não estou brincando. Ainda não venci o título. Ainda tenho que passar mais uma bateria. Devolvam essas camisas e bonés! (sobre o material promocional do 11º título) - disse Slater no microblog.

Os adversários de Slater na próxima bateria serão os brasileiros Gabriel Medina e Miguel Pupo, mas mesmo caindo na próxima fase, Slater ainda terá a repescagem para garantir o seu 11º título mundial, sem depender do resultado de Owen Wright na Califórnia.

A etapa de San Francisco está parada desde a quarta-feira da coroação prematura de Kelly Slater. As ondas baixaram bastante e a organização preferiu aguardar a chegada de um novo swell (ondulação) mais consistente para a continuação da etapa, que tem prazo até o dia 12 para ser encerrada nos Estados Unidos.

REVISÃO DAS CHANCES PARA O TÍTULO MUNDIAL DE 2011:

- Se Kelly Slater ganhar mais uma bateria em San Francisco (na quarta ou na quinta fase), confirma título mundial na Califórnia.

- Se Kelly não conseguir ganhar outra bateria em San Francisco, ainda poderá ser o campeão se Owen Wright não vencer a etapa.

- Se a decisão for para o Havaí, Kelly só precisará vencer uma bateria em Pipeline para confirmar o título mundial. Se ele não conseguir, ainda poderá ser o campeão se Owen Wright não vencer.

- Se Owen vencer a última etapa no Havaí e Kelly não ganhar nenhuma bateria em Pipeline, os dois terminarão empatados na soma dos nove resultados computados, com o título mundial de 2011 sendo decidido numa bateria extra em Pipeline.

  • Matéria
  • Mais Notícias