Poker

Pôquer pode ser jogado online ou presencialmente. Modalidade mais popular é o Texas Hold'em (Divulgação)

LANCE!
31/08/2020
16:59
São Paulo (SP)

Esqueça salões escuros, enfumaçados e meio sombrios. Esqueça aquele estigma de jogo de azar que o pôquer carregou por séculos. Há muito tempo o mundo descobriu que o pôquer atual deixou de ser um jogo de azar. Com milhões de praticantes em todo o planeta, a modalidade evoluiu tanto que, há cerca de 10 anos, o pôquer foi oficialmente homologado como esporte da mente. Isso significa que o pôquer está ao lado de modalidades de habilidade como xadrez, bridge, damas etc.
 
Em 2010, a Federação Internacional dos Esportes da Mente (IMSA) reconheceu oficialmente o pôquer como esporte mental. A primeira grande chancela disso foi a participação do pôquer nos Jogos Mundiais de Esportes da Mente, que foram realizados em 2012, na Inglaterra, paralelamente aos Jogos Olímpicos de Londres. A IMSA é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). 

Na época, uma das lendas vivas do pôquer, o americano Doyle Brunson, disse que o reconhecimento como esporte mental era um marco histórico. 

- A história vai mostrar que este foi um momento crucial para o pôquer. Em todo o mundo, o jogo sempre enfrentou obstáculos e controle governamental, apesar de ser óbvio que são necessárias várias habilidades para jogar, algo muito distante do que simplesmente tentar a sorte - disse Brunson.

E a história mostrou isso mesmo. Desde então o pôquer não parou de crescer. A indústria ligada a ele movimenta bilhões em todo o mundo. Aqui no Brasil não tem sido diferente. Muito por mérito de Igor Trafane, ex-presidente da CBTH (Confederação Brasileira de Texas Hold'em), o pôquer obteve também a chancela de esporte da mente e o reconhecimento jurídico.  Dessa forma, existem inúmeros clubes físicos de pôquer além de uma quase infinita atuação no mundo digital, com torneios, ligas, campeonatos etc..

Portanto, sabendo que não se trata de jogo de azar e sim de esporte da mente, o LANCE! e seus parceiros Bodog, SuperPoker, Liga SuperPoker, Liga Online H2 Brasil e Trust Club, entre outros, inicia uma série para ensinar e explicar os conceitos básicos para novos jogadores ou para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades. Acompanhe o canal de pôquer do L! e confira diariamente os conteúdos sobre a modalidade.