Palmeiras celebra dia histórico com Rua Palestra e busto de Oberdan
- Matéria
- Mais Notícias
O Palmeiras celebrou uma data histórica nesta sexta-feira, 12 de junho de 2015. O dia em que o título paulista de 1993 completa 22 anos também representaria o 96º aniversário do ex-goleiro Oberdan Cattani, que morreu no ano passado. O clube aproveitou para consumar a mudança de nome de um trecho da Rua Turiassu para Rua Palestra Itália e para inaugurar o busto de Oberdan em sua sede social, com discursos do presidente Paulo Nobre, de Walkyria Cattani (filha do ídolo) e até do ex-prefeito e governador Paulo Maluf, que é palmeirense e tem relação próxima com o vice-presidente Antonino Jesse Ribeiro.
- Hoje é um dia histórico para a Sociedade Esportiva Palmeiras. Primeiro porque é 12 de junho, Dia da Paixão Palmeirense. Segundo porque é aniversário de Oberdan Cattani, um dos grandes jogadores da história. Agora, a cidade de São Paulo faz uma correção histórica, porque o Palestra Itália, fundado em 26 de agosto de 1914, foi violentado por motivos políticos e obrigado a mudar de nome. O Palestra, naquele 20 de setembro de 1942, morreu líder para nascer a Sociedade Esportiva Palmeiras, campeã. A cidade de São Paulo, hoje, faz essa homenagem, dando à rua o nome original do clube. É um presente para toda a comunidade italiana e para todos os palmeirenses - bradou Nobre, antes de puxar o pano verde que cobria a placa com o novo nome da rua.
A cerimônia contou com a presença de torcedores, diretores, conselheiros e vereadores, como os palmeirenses Nelo Rodolfo e Marquito. Eles ajudaram na aprovação da mudança de nome pela Câmara Municipal e cantaram o hino do clube a plenos pulmões ao lado de Nobre. Já na parte interna do clube, Nobre também foi responsável por puxar o pano que cobria o busto de Oberdan, posicionado ao lado das estátuas que homenageiam Ademir da Guia, Junqueira e Waldemar Fiume. Marcos será o próximo homenageado, ainda sem data prevista.

Paulo Nobre canta o hino do Verdão ao lado do vereador Marquito (FOTO: Fellipe Lucena)
E MAIS:
> Perto do Palmeiras, Barrios retoma fase artilheira após quatro anos tímidos
> Atacante declara amor à torcida do Palmeiras e é xingado por palmeirenses
Até o ano passado, Oberdan era o último personagem vivo a ter defendido o clube em suas duas etapas, como Palestra Itália e Palmeiras. Ele defendeu a agremiação por 14 anos, entre 1941 e 1954, com 351 partidas. Conquistou o Campeonato Paulista em 1942, 1944, 1947 e 1950, além do Torneio Rio-São Paulo de 1951 e da Copa Rio de 1951.
- Em nome da família Cattani, agradeço de coração. Meu pai não está aqui de corpo, mas tenho certeza de que está entre nós. Era um dos maiores sonhos dele ter esse busto. Conseguimos! Ele mereceu! Foi um grande homem - disse Walkyria Cattani, herdeira de Oberdan.
Paulo Maluf, que chegou durante a cerimônia, foi o último a pegar o microfone. Após posar para fotos com conselheiros e receber alguns abraços, ele também exaltou as origens italianas do Verdão:
- Essa justíssima homenagem me faz voltar à minha infância. Eu tinha oito anos de idade, e a cidade de São Paulo, pequena, tinha três terrenos nesta região. O Parque Antárctica, o terrenos dos Matarazzo, e a serraria do meu pai, ali onde tem o Villa Country. Me lembro do muito bem do Palestra Itália, e essa homenagem da Câmara Municipal é justíssima - disse, em referência à mudança de nome da rua.
- Matéria
- Mais Notícias















