Olimpíada

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rússia: bandeira, nome e hino foram banidos dos Jogos Olímpicos de Tóquio

A punição veio após uma série de violações relacionadas ao doping cometidas pelo país 

Atletas precisarão provar que não estão fazendo uso de doping (Foto: Reprodução)
Escrito por

Mesmo que haja vitória de um atleta russo nesses Jogos Olímpicos, a bandeira não poderá ser hasteada, nem se ouvirá o hino do país. O motivo é um banimento aplicada pela Agência Mundial Antidoping (Wada) à Rússia depois de uma série de violações cometidas a comando do governo. Por conta disso, os atletas do país estão competindo na Olimpíada de Tóquio com a bandeira do Comitê Olímpico Russo. 

+ Kelvin Hoefler conquista 1ª medalha do país nos Jogos Olímpicos de Tóquio

A lista de violações é extensa. Vai desde a inclusão de mostras falsas nos testes, passando por manipulação de dados laboratoriais sem autorização, até a destruição de arquivos de possíveis casos de doping em parte de um esquema envolvendo o governo do país. Já havia tido uma punição nas Olimpíadas de Inverno de PyeongChang em 2018.

Mas mesmo depois de recomendações para que a agência antidoping do país (Rusada) voltasse a ser considerada confiável, a Rússia voltou a cometer transgressões. E em dezembro de 2019, a punição foi o banimento do país por quatro anos de competições esportivas internacionais. E para conseguir competir pela bandeira do Comitê Olímpico Russo, os atletas tiveram que provar que não fizeram usos de nenhuma substância em agências de outros países.

+ Kelvin Hoefler trocou o surfe pelo skate por detestar água gelada

A punição pode até fazer com que a Rússia não possa disputar a Copa do Mundo do Qatar, em 2022, caso a seleção conquiste a vaga. O mesmo vale para a Olimpíada de Inverno de Pequim, prevista para acontecer em fevereiro de 2022, na qual os russos competirão sob a bandeira do Comitê Olímpico Russo.

Veja abaixo o calendário das Olimpíadas com datas de disputa por medalhas:

.