Brasil ganha medalhas de ouro e prata no Stand-up paddle Race

Lena Guimarães conta com 'ajudinha' de caldo nas adversárias para subir ao topo do pódio. No masculino,&nbsp; Vinnicius Martins fica com a prata&nbsp;<br>

Lena Ribeiro - SUP race
Lena Guimarães ficou em primeiro na prova de corrida do SUP (Foto: Reprodução)

Escrito por

A sexta-feira do Brasil começou dourada! Nesta manhã, a surfista Lena Guimarães faturou medalha de ouro para o Brasil na corrida de stand up paddle, com o tempo de 33m25s7, nos Jogos Pan-Americanos, em Lima (PER).  A prata ficou com Candice Appleby, dos Estados Unidos, que completou a prova em 34m03s9. Por fim, o bronze foi da portorriquenha Marie carmen Rivera (34m38s). O percurso da prova é de 5km, na praia de Punta Rocas. 

Tricampeã nacional, mas especialista em provas mais longas, Lena estava 30 segundos atrás da americana e da canadense Augaitis na reta final da prova, mas uma onda derrubou as duas primeiras, o que beneficiou a brasileira. Candice conseguiu se recuperar e levar a prata, enquanto a canadense foi ultrapassada pela portorriquenha. 

- A prova foi duríssima, competindo com as melhores atletas. Candice supercampeã, Lina (Augaitis) é campeã mundial. Na reta final eu estava em segundo. Resolvi arriscar e ir para o tudo ou nada. Na minha idade é agora ou nunca. Peguei uma onda grande e vim capotando. Quando cheguei na areia, eu nem sabia o que tinha acontecido. Até agora não acreditei. Foi uma medalha histórica por ser a primeira. Estou muito feliz. Ainda não caiu a ficha - disse a surfista de 38 anos, que mora em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. 

Prata no masculino
Na versão masculina da prova, outra medalha para o Brasil: Vinnicius Martins, de 23 anos, só não superou o americano Connor Baxter e finalizou a prova em 25m01s3. O peruano Itzel Delgado completou o pódio, com 26m24s3. O medalhista de ouro fez a prova em 24m18s7. Bronze no último mundial, no ano passado, Martins, que mora em Búzios, cidade vizinha a Cabo Frio, chegou à competição com boas credenciais, mas não confirmou o favoritismo. 

Ele fez uma disputa acirrada com o americano Connor Baxter até quase o final da prova, quando o atleta dos Estados Unidos conseguiu abrir uma boa vantagem para ficar com o ouro. Restou ao brasileiro manter a calma depois de uma queda para garantir a segunda colocação na prova. Numa chegada emocionante, o peruano Itzel Delgado e o colombiano Giorgio Gomez saíram da água praticamente juntos e só definiram o bronze nos últimos metros da areia, que acabou indo mesmo para o Peru.

Panorama do Brasil
Com estas medalha, o Brasil ultrapassou o Canadá e voltou para a terceira colocação no quadro geral de medalhas, com 13 ouros, 13 pratas e 23 bronzes. Os líderes são EUA e México, com 36 e 16 ouros, respectivamente. Esta é a primeira vez que o surfe e, por consequência, o stand-up paddle, uma modalidade do primeiro,  participam dos Jogos Pan-Americanos. 

Vale lembrar que o Brasil já tem, pelo menos, um bronze garantido com Chloé Calmon, na categoria longboard, mas a atleta aparece como favorita a um novo ouro. Outros três atletas também aparecem chances de medalhas, Luiz Diniz e Nicole Pacelli, no SUP wave e Wenderson Biludo, nos pranchões.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter