Fechar
presentinho

CLUBES

Galeria de Fotos

Vidas negras importam: como os clubes brasileiros se posicionaram contra o racismo

Na semana passada, George Floyd, negro, foi morto nos Estados Unidos por um policial branco que ajoelhou em seu pescoço. Depois, uma série de protestos, no país e também fora dele, surgiu contra o racismo e o fascismo. No Brasil, eles continuam, e o futebol não está fora deste momento – lembrando, também, a quantidade de jovens negros que são mortos por aqui em atividades policiais. Confira abaixo o que cada clube das Séries A e B do Campeonato Brasileiro postaram até agora em suas redes sociais.
1 - 40
Além de postar uma imagem com a hashtag ‘Vidas negras importam’, o Athletico-PR entrou em uma corrente com outros times do Brasileirão de jogadores negros que fizeram parte da história do clube, citando Djalma Santos, Ziquita e Cléber.
2 - 40
Usando hashtags do protesto, o Atlético-GO postou uma imagem com os dizeres ‘não é preciso ser negro para lutar contra o racismo’, além de postar três atletas negros que fizeram parte de sua história na corrente dos clubes: Valdeir, Pituca e Moacir.
3 - 40
Entrando na corrente dos clubes, o Atlético-MG postou três atletas negros que passaram por BH: Ubaldo, Dario e Ronaldinho Gaúcho (foto). ‘Seja em campo ou na arquibancada, o povo preto é parte da essência do Galo’.
4 - 40
Henricão, Baiaco (foto) e Zé Carlos foram os nomes lembrados pelo Bahia. ‘Já imaginou o queria seria de nossa história sem esses 3 nomes, torcedor? Somos todos iguais!’.
5 - 40
Além de postar uma imagem com a hashtag do movimento, o Botafogo entrou na corrente e citou três nomes importantes da história do clube: Didi, Jairzinho e PC Caju.
6 - 40
‘Se você não luta contra o racismo, você faz parte dele’, escreveu o Bragantino nas redes sociais, e também lembrou de Mauro Silva, Silvio e Ligger na corrente.
7 - 40
O Ceará trouxe os nomes de Tiquinho (foto), Petróleo e João Marcos, ‘grandes jogadores negros que fizeram parte dos nossos gloriosos 106 anos’.
8 - 40
O Corinthians não deixou a desejar. Além de citar três nomes de jogadores (Wladimir, Basílio e Zé Maria), postou um vídeo com atletas negros do seu platel, passado e atual, com os dizeres ‘O racismo mata e destrói famílias no Brasil e no mundo. Não se cale. Nós nos importamos com essas vidas. Por isso somos Corinthians’.
9 - 40
O Coritiba também postou um vídeo lembrando os nomes de jogadores negros que passaram pelo clube. ‘O mundo clama por uma sociedade mais igualitária. Vidas negras importam, sim. Assim como o Coxa, vocês são o orgulho do povo’.
10 - 40
Além de mencionar Zizinho, Junior e Adílio, o Flamengo postou uma imagem pedindo para que todos sejam antirracismo.
11 - 40
‘Por George Floyd, João Pedro, Ágatha e tantos outros, LUTE CONTRA O RACISMO! Nunca esqueceremos de Waldo, nosso maior goleador, Washington e Assis, o casal 20’, escreveu o Fluminense.
12 - 40
‘Pedro Basílio, Lucio Bala (foto) e Tinga. Já imaginou o queria seria de nossa história sem esses 3 nomes, torcedor? Somos todos iguais!’, escreveu o Fortaleza na corrente dos clubes da Série A.
13 - 40
O Goiás relembrou Macalé, Dill e Grafite e também postou uma imagem contra o racismo.
14 - 40
‘Inspirados por Tarcisos, Everaldos e Lupicínios, nos posicionamos por Floyds, João Pedros, Kauãs e Ágathas e por cada vida negra, que após séculos de escravidão, ainda sofrem com a violência motivada pela discriminação racial’, escreveu o Grêmio.
15 - 40
O Internacional também se manifestou: ‘No país que viveu séculos de escravidão, importam por serem as que menos sonham e mais morrem. Importam por Ágatha, João Pedro e cada nome que virou estatística. Por isso, o Clube do Povo precisa se manifestar e lutar contra o racismo’.
16 - 40
‘Já tivemos que mudar de nome para continuarmos existindo. Somos contra o racismo e qualquer prática preconceituosa que atente contra o direito à vida e à liberdade. Nascemos das diferenças e elas nos fazem mais fortes’, escreveu o Palmeiras.
17 - 40
O Santos postou um vídeo em suas redes sociais, trazendo torcedores, Pelé, Robinho e tantos outros negros que fizeram parte da história do clube. ‘Já passou da hora de todo mundo entender’.
18 - 40
‘É preciso ser antirracista! Leônidas da Silva, Kátia Cilene e Mineiro ajudaram a construir e manter a nossa história’, escreveu o São Paulo, além de relembrar uma campanha de 2019, do Dia da Consciência Negra.
19 - 40
O Sport não só publicou uma imagem com a hashtag dos protestos, como também um vídeo no qual há momentos racistas no futebol e uma lista de expressões racistas utilizadas até os dias de hoje, como ‘lista negra’, ‘a coisa está preta’, entre outros.
20 - 40
‘Respeite a cor da nossa história! Barbosa, Jorginho Carvoeiro (foto) e Odvan: negros que marcaram época em São Januário!’, escreveu o Vasco, além de repostar um vídeo de 2019.
21 - 40
Na Série B, o América-MG escreveu: ‘Nossa história é de luta e resistência! E temos MUITO ORGULHO de ter um negro entre nossos fundadores, além de ídolos eternos como Juca Show (foto), Jaburu e Juninho’.
22 - 40
O Avaí citou Veneza, Rubão e Adílson Heleno (foto) na corrente entre os times das Séries A e B do Brasileirão.
23 - 40
O Botafogo-SP lembrou três nomes da sua história, Geraldão, Lucas e Neneca (foto), além do seu próprio hino: ‘Sem preconceito, tem branco e preto nela!’.
24 - 40
O Brasil de Pelotas postou o lema dos protestos, 'vidas negras importam'.
25 - 40
A Chapecoense não só citou três atletas negros de sua história (Janga, Rafael Lima, Zózimo), como também explicou: ‘ficar calado, nessas situações, é assumir o lado do opressor’.
26 - 40
O Confiança postou: ‘Cada dia que passa, fica mais difícil ver e acreditar em algumas coisas que acontecem no mundo. Casos como o do garoto João Pedro, George Floyd e tantos outros, devem nos tocar, mas acima de tudo, nos encorajar na luta contra o racismo’. Na foto, Audair, ídolo do clube.
27 - 40
Em vídeo publicado nesta terça, o CRB também se posicionou contra o racismo, com fala de seus jogadores.
28 - 40
'Nossa história não seria tão cabulosa se não fossem as lutas e os talentos de negros como Roberto Batata, Zé Carlos, Dirceu Lopes e tantos outros que fizeram conhecer a força e o peso da camisa estrelada em todos os cantos do mundo', escreveu o Cruzeiro.
29 - 40
O CSA publicou uma imagem nos stories de seu Instagram com os dizeres ‘vidas negras importam’.
30 - 40
'A palavra de ordem é RESPEITO. É dar um basta em algo que nunca deveria ter existido: o racismo. É entender que SOMOS TODOS IGUAIS', escreveu o Figueirense.
31 - 40
O Guarani também se posicionou: 'Racismo não é opinião ou preferência política, racismo é crime! Não precisa ser negro para lutar contra o racismo. Basta ser humano!'.
32 - 40
'O futebol PRECISA ser uma ferramenta de conscientização social e não vamos nos omitir desta responsabilidade. O racismo tem que ser EXTERMINADO e RESPEITO é a palavra de ordem', escreveu o Juventude.
33 - 40
O Náutico lembrou de Lula Monstrinho, Jorge Mendonça (foto) e Nílson, jogadores negros que passaram pelo clube, e escreveu: ‘Não existe mais espaço, na vida e no futebol, pra quem pensa que a raça define quem o outro é’.
34 - 40
'O Operário Ferroviário foi o primeiro clube do estado a aceitar negros no elenco e, desde seu início, é símbolo de luta contra a discriminação. Nós temos muito orgulho do significado das nossas cores e da nossa origem', escreveu o Operário.
35 - 40
O Paraná também se posicionou e disse não tolerar nenhum tipo de segregação, relembrando de atletas como Saulo, Borges e Balu.
36 - 40
A Ponte Preta lembrou de Miguel do Carmo, Odirlei e Aranha (foto), este último, inclusive, que já foi vítima de racismo dentro de campo.
37 - 40
‘Racismo não é opinião, é crime! Neguinho, Pelezinho, Cabecinha, Bimbinha, Joel, são alguns de nossos ídolos negros, que ocupam um lugar de destaque em nossa história. O Sampaio não é apenas um rótulo, é história. É o time do povo!’, escreveu o Sampaio Corrêa.
38 - 40
'Somos fruto da cidade mais negra fora da África! Vidas negras são importantes para a gente!', escreveu o Vutória.
39 - 40
Dos clubes da Série A e Série B, apenas Cuiabá e Oeste não haviam se pronunciado sobre os movimentos antirracistas até o fechamento desta galeria.
40 - 40

Publicado por Lance!