Fechar
presentinho

CLUBES

Galeria de Fotos

Lembre como era o mundo no ano em que o Brasil conquistou o Tetra!

Neste domingo, a final da Copa do Mundo de 1994 será reprisada na Rede Globo. O Brasil trazia jogadores inesquecíveis como Romário, Bebeto, Dunga e Taffarel. Mas você lembra como foi o ano de 1994?
1 - 41
O Palmeiras, que tinha sido campeão brasileiro no ano anterior, iniciou o ano conquistando mais um título: o Campeonato Paulista. Depois, a equipe de Edmundo, Evair, César Sampaio, Roberto Carlos e Rivaldo venceria no fim de 1994 mais um Brasileirão.
2 - 41
Com grandes atuações de Hortência, Magic Paula, Janeth e Leila, a Seleção feminina de basquete derrotou a China por 96 a 87 e conquistou seu primeiro Mundial.
3 - 41
O futebol teria um capítulo de tristeza. Em 19 de abril de 1994, o meia Dener morreu aos 23 anos. Seu amigo Otto Gomes de Miranda perdeu a direção do Mitsubshi Eclipse e fez o carro colidir com uma árvore na Lagoa Rodrigo de Freitas. Dener, que reclinou o banco de carona para dormir, foi asfixiado pelo cinto de segurança e bateu a cabeça no teto do veículo, morrendo aos 23 anos.
4 - 41
O país ficou de luto em primeiro de maio, quando Ayrton Senna morreu. O piloto perdeu o controle do seu carro quando entrou na curva Tamborello, no GP de Ímola, e se chocou contra o muro de concreto. Horas depois, foi divulgada a morte de Senna, aos 34 anos.
5 - 41
Itamar Franco era o presidente da República desde dezembro de 1992, quando Collor sofreu impeachment. Além do combate à inflação e à fome, ele contribuiu para que o Fusca voltasse a ser fabricado.
6 - 41
O Brasil iniciou 1994 tendo como moeda o Cruzeiro Real (que vigorava desde o ano anterior). Mas logo o governo poria em prática o Plano Real. Inicialmente, foi lançado o sistema da URV (Unidade Real de Valor) para medir a variação do poder aquisitivo do cruzeiro real.
7 - 41
Em primeiro de julho, o real começou a circular no país, com a missão de combater a inflação desenfreada do país. Além das notas de 1, 5, 10, 50 e 100 reais, os centavos voltaram a ganhar espaço.
8 - 41
Fernando Henrique Cardoso, que era ministro da Fazenda durante o Plano Real, lançou-se como candidato à presidência e venceu no primeiro turno. Lula, Leonel Brizola e Enéias Carneiro eram alguns de seus concorrentes, na eleição que ainda tinha políticos como Orestes Quércia e Espiridão Amin.
9 - 41
Ainda não se falava no sistema de urna eletrônica para as eleições. O pleito de 1994 (que definia também governadores, senadores e deputados federal e estadual) era feito com cédulas.
10 - 41
Jair Bolsonaro já estava na política. Em 1994, ele exercia seu primeiro mandato como deputado federal.
11 - 41
O Tratado Americano de Livre Comércio (NAFTA) foi assinado no início do ano. Envolvia os Estados Unidos, México e Canadá.
12 - 41
A África do Sul viveu um momento histórico. Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro eleito no país, sepultando de uma vez o "apartheid" que segregava o país. A missão de Mandela era reconciliar o país.
13 - 41
Enquanto isso, Ruanda assistiu a um episódio triste de sua guerra civil: 500 mil pessoas de grupos étnicos tutsi, twa e de hutus moderados foram assassinadas em um genocídio que durou três meses.
14 - 41
O rock ficou em silêncio. Vocalista do Nirvana e intérprete de músicas como "Smells Like Teen Spirit" e "Come As You Are", Kurt Cobain se suicidou aos 27 anos.
15 - 41
Vencedor do Troféu Imprensa de melhor cantor em 1994, Roberto Carlos teve uma participação rara no programa apresentado por Silvio Santos. Ele (que superou Fábio Junior e Jorge Benjor em votação dos jurados) ainda divulgou músicas de seu disco lançado no fim do ano anterior, como "Coisa Bonita" e "Obsessão".
16 - 41
A música "Requebra", interpretada pela banda Olodum, venceu a Bahia Folia e, logo depois, começou a invadir as rádios e TVs de todo país.
17 - 41
Em seu segundo disco, o grupo Só Pra Contrariar emplacava nas rádios os sucessos "Essa Tal Liberdade", "Meu Jeito de Ser" e "É Bom Demais".
18 - 41
Zezé di Camargo & Luciano já tinham conseguido espaço em todas as rádios com a gravação de "Eu Só Penso Em Você", encontro musical da dupla com Willie Nelson. Logo depois, emplacaram a música "Você Vai Ver".
19 - 41
Em um de seus discos mais emblemáticos, Cássia Eller fez a marcante gravação da música "Malandragem".
20 - 41
Gilberto Gil lançou o disco "Unplugged", gravado na MTV Brasil, no qual ele fez releituras de sucessos em formato acústico e também lançou músicas novas.
21 - 41
A Rede Globo exibia no seu horário nobre a novela "Fera Ferida", inspirada em contos e personagens de Lima Barreto. A exibição da trama, que tinha o alquimista Raimundo Flamel (vivido por Edson Celulari) como protagonista, foi afetada pela rotina de jogos da Copa do Mundo. A emissora reapresentou o desfecho da história depois do "Fantástico", em pleno domingo após a conquista do Tetra.
22 - 41
Lulu Santos lançou a música "Assim Caminha a Humanidade" em 1994. Porém, a novela "Malhação" só entraria na grade da Rede Globo no ano seguinte.
23 - 41
O início de tarde da Vênus Platinada abria espaço para a "Escolinha do Professor Raimundo", com Chico Anysio e comediantes de qualidade.
24 - 41
O público infantil voltava suas atenções para o programa "TV Colosso", no qual cães simulavam uma rotina em uma emissora de TV e apresentavam desenhos animados.
25 - 41
A Rede Manchete ainda existia, mas já lidava com problemas financeiros, devido aos problemas causados na negociação com o Grupo IBF anos antes. Na dramaturgia, as fichas foram depositadas na novela "74.5, Uma Onda no Ar", mas sua cartada mais bem-sucedida foi a exibição do desenho "Cavaleiros do Zodíaco".
26 - 41
Assim como aconteceu há pouco tempo, uma adaptação de "Éramos Seis" estava no ar... Mas no SBT. Irene Ravache fazia a dona Lola e a novela reunia os atores Othon Bastos, Tarcísio Filho, Jandir Ferrari, Leonardo Brício, Luciana Braga, Osmar Prado, Denise Fraga, Marcos Caruso, Jandira Martini e Marco Ricca. Curiosamente, sua estreia foi adiada em uma semana em luto pela morte de Ayrton Senna. As chamadas de capítulo (que eram apresentados duas vezes no dia) utilizavam como referência as novelas da Globo: "Hoje, depois de A Viagem, e reapresentação depois de Fera Ferida".
27 - 41
O Jornal Nacional ainda era apresentado pela dupla Cid Moreira e Sérgio Chapelin. O programa ia ao ar na Globo às 20h, logo depois da segunda edição dos noticiários locais
28 - 41
Um dos sucessos do SBT era o programa "Aqui Agora". O programa tinha como carro-chefe reportagens policiais, com investigações sobre assassinatos e sequestros. Além de Ivo Morganti e Cristina Rocha como apresentadores, os repórteres Gil Gomes, Wagner Montes e Celso Russomano, além de figuras como Feliz e Maguila. Em 1994, o autoproclamado "programa de verdade que mostra a você a vida como ela é" era exibido em duas edições.
29 - 41
O noticiário "TJ Brasil" também ganhava notoriedade na programação do SBT. O âncora Boris Casoy, aos poucos, instituiu o bordão "Isso é uma vergonha!".
30 - 41
Um dos sucessos de bilheteria era o "O Rei Leão", mas em desenho animado.  Além de ser campeão de bilheteria, a trama que trazia as desventuras do jovem Simba ganhou no ano seguinte o Oscar de melhor canção original (para Elton John e Tim Rice) e melhor trilha sonora original (para Hans Zimmer).
31 - 41
"A Lista de Schindler", filme de Steven Spielberg sobre a história de um empresário alemão que salvou milhares de judeus do Holocausto, ganhou sete estatuetas do Oscar. Outro filme bastante premiado foi "Jurassic Park", também com direção de Spielberg, venceu outras três.
32 - 41
Mesmo sem Zacarias, "Os Trapalhões" ainda iam ao ar. Porém, dias depois do Brasil conquistar a Copa do Mundo, o grupo sofreu um novo baque: Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, morreu em 29 de julho, vítima de complicações após um transplante de coração.
33 - 41
O jornalismo esportivo teve um choque em 22 de dezembro. Osmar Santos fazia a viagem entre Marília e Birigui quando seu carro foi atingido por um caminhão. O "pai da matéria", dono de bordões como "ripa na chulipa e pimba na gorduchinha", "tiruliruliri, tirulirulá" e "e que gol!", e que hoje dá nome ao troféu simbólico que o LANCE! dá aos "campeões de inverno" do Brasileirão, Osmar recuperou diversos de seus movimentos e sentidos. No entanto, sua fala foi comprometida e ele não pôde mais ser narrador.
34 - 41
O cinema perdeu em 24 de outubro de 1994 o ator Raul Julia. Marcado por filmes como "A Família Addams", "Acima de Qualquer Suspeita" e "O Beijo da Mulher Aranha", ele sofreu um acidente vascular cerebral. No ano de seu falecimento, ele havia rodado "Street Fighter" e "Amazônia em Chamas" (na qual interpretou Chico Mendes).
35 - 41
Após ter escrito sua história na Música Popular Brasileira, o tricolor Ronaldo Bôscoli saiu de cena em 28 de novembro de 1994. De autor de músicas como "O Barquinho", "Telefone", "Lobo Bobo" e "Saudade Fez um Samba" na Bossa Nova a produtor (ao lado de Luiz Carlos Miéle) de shows de Roberto Carlos e Elis Regina e de programas como "O Fino da Bossa", Ronaldo Bôscoli morreu aos 66 anos, vítima de um câncer de próstata.
36 - 41
A música brasileira ficou bem mais triste. Em 8 de dezembro, o maestro soberano e tricolor Antônio Carlos Jobim morreu em Nova York, aos 67 anos, em virtude de uma parada cardíaca ocorrida enquanto era submetido a uma cirurgia na bexiga..
37 - 41
A Rede Globo levou uma equipe extensa de profissionais para a Copa do Mundo, entre repórteres, cinegrafistas, narradores, além da turma do "Casseta & Planeta, Urgente!" (que fazia esquetes sobre o Mundial). Narrador das principais partidas, Galvão Bueno ficou marcado por soltar o grito de "é tetra" abraçado a Pelé, que era comentarista durante a competição.
38 - 41
A Vênus Platinada não foi a única a transmitir o Mundial no Brasil. Com um grupo de 80 pessoas e o Amarelinho como mascote, o SBT cobriu a competição, tendo Luiz Alfredo como seu principal narrador e um grupo de comentaristas formado por Orlando Duarte, Telê Santana e Osmar de Oliveira.
39 - 41
A Bandeirantes também apostou em um grupo de 82 pessoas para a cobertura da Copa do Mundo. Além de Luciano do Valle, Silvio Luiz e Jota Júnior narravam as partidas. Armando Nogueira fazia parte da lista de comentaristas e debatedores, que ainda tinha Tostão, Rivellino, Zico, Juarez Soares, Mário Sérgio e Gerson.
40 - 41
A Rede Manchete não conseguiu transmitir a Copa e divulgou um comercial no qual justificava sua "ausência" nos EUA: "Pagamos a primeira cota referente à transmissão. Mas por lamentável falha da administração anterior a Manchete pela primeira vez não está transmitindo a Copa. Estamos todos tristes, mas na próxima Copa, a Manchete/Bloch estará com você dando a volta por cima!".
41 - 41

Publicado por Lance!