Artem Severiukhin

Piloto russo fez gesto nazista ao subir no pódio no início do último mês (Reprodução)

LANCE!
14/05/2022
18:36
Portugal

Há pouco mais de um mês, um piloto russo fez um gesto nazista ao comemorar vitória em uma etapa do Campeonato da Europa de Kart. De acordo com o portal 'UOL', a investigação sobre o caso se encerrou neste sábado, e a FIA decidiu desclassificar Artem Severiukhin da competição.

+ Ao L!, Téo José comenta Libertadores fora do SBT: 'Nunca uma emissora fez o que a gente fez'

O piloto de 15 anos venceu a etapa de Portugal e ao subir para receber a premiação, estendeu o braço na horizontal em alusão ao gesto criado pelo fascista Benito Mussolini e popularizado por Adolf Hitler. O jovem chegou a se desculpar publicamente, mas não evitou punição da FIA.

+ Scooby, DG e PA curtem balada juntos e surfista se declara para os amigos

- Depois de ouvir o participante e o motorista e verificar as evidências em vídeo, e mesmo que o motorista tenha expressado seu profundo arrependimento por seu gesto inadequado durante a cerimônia do pódio, os comissários consideram esse tipo de comportamento inaceitável e fortemente repreensível e contra todas as normas regulamentadoras do automobilismo - trouxe o documento da FIA.

+ Amazon contrata ex-Globo: veja as movimentações da imprensa esportiva em 2022

- Isso constitui uma violação dos Artigos 12.2.1: c), d), e), f) e m) do Código Desportivo Internacional da FIA de 2022 e do Compromisso de Pilotos assinado pelo piloto - concluiu a nota da entidade.