Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Confira três fatores que podem beneficiar o Flamengo no intervalo sem jogos

Por conta de partidas adiadas durante a Data Fifa, Rubro-Negro só volta a campo no dia 12 de setembro, em duelo contra o Palmeiras, pela abertura do returno do Brasileirão

Renato Gaúcho terá 11 sessões de treino até o próximo jogo (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)
Escrito por

Depois de nove jogos, o Flamengo fechou a "maratona" de agosto de forma inapelável: com uma nova goleada na semana, desta vez diante do Santos, por 4 a 0, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro e na Vila Belmiro. O elenco de Renato Gaúcho, agora, terá uma pausa durante a Data Fifa com tempo de sobra para impulsionar o rendimento e se tornar ainda mais letal na sequência da temporada. 

Foram sete vitórias, um empate e uma derrota neste mês, em que o Flamengo não jogará mais, pois, por conta de jogos adiados pela CBF, só voltará a campo no dia 12 de setembro, em duelo direto pelo título, diante do Palmeiras, fora de casa. E, diante desse cenário, o LANCE! separou três fatores que mais devem colaborar com Renato no intervalo sem jogos. Veja:

SISTEMA DE MARCAÇÃO

Arão voltou a jogar de volante com Renato (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

O Flamengo goleou Grêmio e Santos nos dois últimos jogos, sendo o primeiro pela ida das quartas da Copa do Brasil. Mas, apesar de os placares sinalizarem atuações irreparáveis, um olhar mais crítico constata a fragilidade no sistema de marcação individual de Renato Gaúcho, que tem proporcionado aos rivais espaços  entre o meio e zaga com uma frequência preocupante.

Diego e Willian Arão não têm dado conta dos encaixes por dentro, e o tempo para treinar com ambos tende a afinar as movimentações ou até promover um novo modelo defensivo, como ocorreu no segundo tempo contra o Grêmio, com um a menos, quando o treinador optou por uma marcação por zona, que surtiu efeito, sobretudo contando com a maior "pegada" de Thiago Maia.

MATHEUZINHO ENTRE OS TITULARES

Matheuzinho foi um dos destaques do Flamengo no segundo tempo diante do Santos, ontem (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

Como Isla está convocado para jogos nas Eliminatórias Sul-Americanas, a tendência é que Matheuzinho treine entre os titulares. O jovem lateral-direito está pedindo passagem; e não é de hoje. Tanto na fase defensiva quanto ofensiva, tem conseguido destaque e bons números quando acionado, geralmente vindo do banco de reservas. Contra o Santos, por exemplo, foi uma arma fundamental no apoio e colaborou diretamente para a goleada na Vila.

ATUAÇÕES: Gabi comanda vitória do Fla sobre o Santos e recebe a maior nota

Caso aproveite as sessões de treinamento nesse ínterim, Matheuzinho terá uma oportunidade de ouro para conquistar de vez a vaga e conseguir uma sequência entre os 11. O chileno segue deixando a desejar no Flamengo.

ENTROSAMENTO DOS REFORÇOS

Andreas teve estreia dos sonhos (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

No último jogo, Andreas Pereira entrou e atuou por dez minutos, aproximadamente. Foi o suficiente para apresentar ótimas credenciais nas duas fases do jogo. No ataque, foi frio e categórico para marcar o seu primeiro gol pelo Fla. E agora ele terá a sua maior série de treinos com os novos companheiros, o que permitirá a Portaluppi testá-lo entre os titulares em diversas funções do meio, usufruindo de sua versatilidade (veja mais aqui). 

O plantel se reapresenta nesta quarta-feira, no Ninho do Urubu, quando Renato Gaúcho terá o primeiro contato com Kenedy no gramado, aliás. O meia-atacante, também contratado por empréstimo de um ano e com potencial para "chegar e jogar",  é outro que será favorecido em prol da adaptação ao Brasil e ao time.

+ Veja a tabela do Brasileirão

É possível, inclusive, que Kenedy, a iniciar testes físicos nesta segunda, seja treinado na vaga de Everton Ribeiro, que foi convocado por Tite para a próxima leva das Eliminatórias - vale lembrar que Gabigol também está na lista.  

A AGENDA DO FLAMENGO EM SETEMBRO:

12/9 - 20ª rodada do Brasileirão
Palmeiras x Flamengo, no Allianz Parque

15/9 - Volta das quartas de final da Copa do Brasil
Flamengo x Grêmio, no Maracanã

19/9 - 21ª rodada do Brasileirão
Flamengo x Grêmio, no Maracanã

22/9 - Ida da semifinal da Libertadores
Flamengo x Barcelona de Guayaquil, no Mané Garrincha

26/9 - 22ª rodada do Brasileirão
América-MG x Flamengo, no Independência

29/9 - Volta da semifinal da Libertadores
Barcelona de Guayaquil x Flamengo, no Monumental