Quantas Copas do Mundo Maradona ganhou?

Craque dos anos 80 é um dos principais nomes da história do futebol argentino 

maradona 1986
Diego Maradona liderou a seleção argentina na conquista da Copa do Mundo de 1986 (Foto: Divulgação/AFP PHOTO)

Escrito por

Quando se fala de futebol argentino um dos primeiros nomes que surgem é o de Diego Maradona. O grande astro do país na década de 80 liderou o país durante anos e foi símbolo do bom futebol da seleção nacional. Mas afinal, quantas Copas do Mundo tem o lendário camisa 10? Esta é a pergunta que o LANCE! responderá.

+ Presidente da Conmebol reforça desejo de centenário da Copa do Mundo na América do Sul

Por mais que seja comum associar as grandes conquistas da seleção argentina com o camisa 10, Maradona tem apenas uma Copa do Mundo. O eterno ídolo argentino liderou a equipe no segundo título da história do país em 1986, no México.

O primeiro título argentino foi conquistado em 1978, sem o grande ídolo. Na época, o meia tinha 18 anos e já era considerado o "El pibe de oro" (menino de ouro). Mesmo com o reconhecimento de ser uma grande promessa, o técnico da Argentina na época, César Luís Menotti, deixou o jovem de fora do torneio.

Maradona chegou a ser convocado antes do torneio para atuar em partidas com a seleção. Contudo, foi cortado nas vésperas do torneio e ficou de fora da lista dos 22 atletas convocados. Liderada por Mario Kempes, a Argentina ganhou o primeiro Mundial da própria história em casa.

Oito anos depois, foi a vez de Diego Maradona liderar os "hermanos" e se consagrar pela primeira e única vez campeão do mundo. O camisa 10 foi o grande jogador do torneio de 1986 e protagonizou o eterno lance que lhe rendeu o título de "mão de Deus", após marcar um gol irregular na vitória nas quartas de final contra a Inglaterra por 2 a 1.

+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores atualizada

Após grande carreira como jogador, Maradona tentou conquistar mais uma vez o título mundial, só que dessa vez como técnico. Porém, em 2010, falhou e caiu nas quartas de final para a Alemanha com uma derrota amarga por 4 a 0.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter