Medo, estratégia ou blefe? Gallardo testa formação cautelosa no River

De acordo com imprensa argentina, técnico do River Plate testou sua equipe com três zagueiros nos treinos desta semana. Mas a formação time titular ainda é um mistério

Treino - River Plate
River tem mais dois treinos antes da final (Divulgação/River Plate)

Escrito por

O técnico Marcelo Gallardo fez mistério nos últimos treinos em Buenos Aires antes do embarque para Lima, onde o River Plate encara o Flamengo, no próximo sábado, pela grande decisão da Copa Libertadores. E, de acordo com a imprensa argentina, o técnico do River tem um motivo para isso: ela estaria testando uma formação diferente da mais tradicional de sua equipe. E, teoricamente, mais cautelosa.

Apesar de ter escalado os 11 considerados titulares última partida antes da final da Libertadores (vitória por 2 a 0 sobre o Estudiantes de Caseros pela semifinal da Copa da Argentina, no último dia 14), no 4-1-3-2, Gallardo teria testado o time com outras duas formações diferentes nos últimos dias. E com a entrada do chileno Paulo Díaz no time, podendo até atuar com três zagueiros.

Díaz poderia jogar na zaga pelo lado direito, ao lado de Martínez Quarta e do capitão Pinola. Apesar de não ser comum, não seria um esquema inédito para Gallardo. O treinador usou esta mesma formação, 5-3-2 ou 3-5-2, dependendo do momento do jogo, no primeiro jogo da final da Libertadores de 2018, no empate em 2 a 2 com o Boca Juniors, na Bombonera. Com Díaz, o River teria maior proteção na zaga e mais poder na bola aérea, tanto na defesa como no ataque, além de dar mais liberdade para os laterais.

Com Díaz no time, Gallardo treinou duas formações diferentes. Primeiro, sem o jovem uruguaio De La Cruz, um dos mais criativos do meio de campo do River, e com Palacios, mais técnico e brigador. Depois, invertou a troca e testou o time com Palacios e sem De La Cruz. De acordo com a imprensa argentina, se optar mesmo pelo esquema com três zagueiros, é provável que Palacios vá para o banco de reservas.

Programação
Já em Lima desde a noite da última quarta-feira, Gallardo tem mais dois treinos para definir qual será a equipe do River Plate na final do próximo sábado. Primeiro, nesta quinta-feira, no estádio do Alianza Lima. E, na sexta-feira, no Monumental, palco da decisão contra o Flamengo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter