menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Previsão para pista de Deodoro é setembro de 2012

Essa é a fila para pegar ingresso pro jogo do Brasil (Foto: Divulgação)
imagem cameraEssa é a fila para pegar ingresso pro jogo do Brasil (Foto: Divulgação)
Dia 28/10/2015
06:10

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Stock Car fará hoje, às 11h, provavelmente sua última prova no Autódromo Nelson Piquet, que será desativado para dar lugar ao Parque Olímpico dos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Em meio ao clima de despedida, esperança e desconfiança: o LANCE! apurou que a previsão do fim das obras do novo circuito de Deodoro, subúrbio da cidade, é para setembro de 2012. Mas e a previsão para o início das obras? Não há.

Além disso, o documento assinado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério do Esporte, prefeitura e a 6a Vara de Fazenda pública que permitiria a demolição de Jacarepaguá só depois que Deodoro ficar pronto foi rasgado. Houve um acordo para que as construções do parque e do novo circuito sejam simultâneas.

Os pilotos, é claro, desconfiam.

– Tenho minhas dúvidas. Aqui no Brasil eu só confio nas coisas quando elas estão prontas. Acho uma pena muito grande perdermos Jacarepaguá, mesmo fazendo um novo autódromo. Os políticos podem ter seus motivos, mas vejo tanta área livre que não entendo a destruição – criticou Luciano Burti.

O projeto da pista, em fase final de confecção, ainda não foi reveado, o que acontecerá nas próximas semanas. O piloto carioca Duda Pamplona foi um dos convidados pela CBA.

– Já temos uma área demarcada, num terreno militar em Deodoro, já temos a aprovação do governo. Só falta as obras começarem – cobrou.

Já o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, disse ao LANCE! que confia nas autoridades para a execução: – Agora não foi a CBA que provocou para andar com o projeto, eles é que nos procuraram e pediram opinião – garantiu o dirigente.

Resta saber se, enfim, as promessas deixarão de ser vazias.

---

Bate-Bola com Djalma Neves
Presidente da Federação de Automobilismo do Rio de Janeiro

1- Como tem sido as conversas com ministério, Prefeitura e COB?
As coisas vêm caminhando numa harmonia e a gente vai sempre conversar e procurar que nenhuma das partes saia prejudicada
nesse processo.

2- Quais as características do projeto do autódromo de Deodoro?
É um autódromo com uma característica diferente, os pilotos que viram gostaram. Tem tudo para ser um belo projeto. O detalhamento é que vai dar essa qualidade. Não é só a pista, precisamos de uma infraestrutura. Queremos que seja um
autódromo de porte mundial. O projeto terá fases, com pistas e boxes primeiro, depois kartódromo, pista de arrancada. É preciso detalhar essas fases. Não tenho o direito de não acreditar nesse projeto.

---

Com a palavra, Duda Pamplona
Piloto, viu o projeto de Deodoro

O que foi apresentado para gente é que o autódromo será construído de forma não tão complexa no início. Dando para abrigar corrida, está O.K., depois, aí sim, liberamos o Jacarepaguá para a demolição. Acho que vão fazer pista, áreas de escape, guard rails, boxes, torre de controle e um mínimo de infraestrutura.

Aí corridas já podem ser realizadas. Arquibancadas podem ser móveis no início, para não atrasar o cronograma. Sempre temos medo de algo provisório não ser evoluído. Mas tive boa impressão dos dirigentes.

  • Matéria
  • Mais Notícias