Ouro de Arthur Zanetti garante investimento em clube de São Caetano (SP)

- Matéria
- Mais Notícias
Medalha de ouro na prova das argolas da ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Londres, o brasileiro Arthur Zanetti, de 22 anos, treina desde 1997 na Sociedade Esportiva Recreativa Cultural Santa Maria (Serc), em São Caetano do Sul. O local é mantido por recursos da Prefeitura, e depende da disposição de diferentes gestões para fazer o trabalho. Agora, com a conquista, a manutenção do investimento é garantida.
São Caetano do Sul vive a euforia pelas próximas eleições, em outubro. Cartazes de propagandas eleitorais estão afixados nas casas, no comércio e nos carros. Regina Maura (PTB), candidata à sucessão do prefeito José Auricchio Júnior (PTB), e Paulo Pinheiro (PMDB), dividem as pesquisas, com pequena vantagem da situação.
Desde 1993, quando foi criado da união entre uma associação de pais e a ajuda da Prefeitura, a Serc Santa Maria já viveu períodos de maior e menor investimento. A medalha de ouro de Arthur Zanetti, no entanto, tira a dúvida que sempre chega ao clube às vésperas das eleições municipais. Após o triunfo olímpico em Londres, cortar o investimento à Serc se torna uma medida política completamente antipopular.
(Foto: Renato Cordeiro)
Hoje, o clube está em boas condições. A ginástica, no entanto, sofre com a falta de uma academia. Apesar das carências, o centro de treinos é superior à maioria do estado.
– Não posso nunca dizer que não houve ajuda. Tenho hoje o melhor ginásio para treinos do estado de São Paulo. Nossos equipamentos são importados e temos recurso para fazer a manutenção. A única coisa que não temos ainda é uma academia – afirma Salete Meneguello, coordenadora do departamento de ginástica da Serc, ao LANCENET!.
Apesar do principal objetivo do clube ser formar atletas de alto nível, o trabalho social é grande, e não será deixado para trás. Além dos 52 ginastas que competem pelo Serc, mais de 300 crianças da região treinam do ginásio duas vezes por semana.
(Foto: Renato Cordeiro)
Na última segunda-feira, Arthur Zanetti passou de desconhecido do grande público a ídolo nacional, ao conquistar a primeira medalha olímpica da história da ginástica brasileira. Na manhã de hoje, ele chega ao Brasil após fazer história no Reino Unido, e concederá entrevista coletiva em hotel próximo ao Aeroporto de Guarulhos.
Depois, segue para sua segunda casa nos últimos 15 anos. Em São Caetano, ele será recepcionado pela prefeitura com passeio pela cidade em veículo aberto do corpo de bombeiros e evento na Serc. A pedido da Prefeitura, o clube já foi informado para preparar o ginásio para a festa.
Patrocínio é necessário para fazer academia
Apesar do grande incentivo da Prefeitura, e do bom ginásio de treino, a Serc Santa Maria sofre com a falta de uma academia para que os atletas façam o trabalho de musculação. Para que consiga colocar os aparelhos à disposição dos ginastas, o clube busca um patrocínio que cubra os gastos.
– Preciso de uma academia. Já estamos garimpando um local no clube para construir, mas precisamos dos recursos – conta Salete.
A área atual se resume a um espaço de menos de 10 metros quadrados, onde ficam os halteres – não há aparelhos modernos de musculação. Com isso, os jovens praticam com pesos dentro do tablado ou na arquibancada.
A Serc nunca teve um patrocínio. Zanetti tem o apoio da Sadia, mas para ele, e não para o clube.
Além da academia, o parceiro também ajudaria a custear viagens de atletas da categoria infantil para campeonatos internacionais. Hoje, o clube consegue fazer isso com parte dos ginastas juvenis, mas pretende antecipar o ingresso em torneios no exterior também para os mais jovens.
Torneio paulista terá nome do campeão
A Federação Paulista de Ginástica (FPG) decidiu homenagear o campeão olímpico nas argolas no próximo campeonato estadual adulto, do dia 18 de agosto. No lugar de "Campeonato Estadual de Ginástica Artística", o torneio será chamado de "Campeonato Estadual Arthur Zanetti".
Coincidência ou não, o Serc Santa Maria será sede do campeonato. O local onde ocorreria o evento já estava decidido antes do sucesso do brasileiro nos Jogos de Londres.
Arthur Zanetti, inclusive, participará do torneio. Mesmo acontecendo na semana seguinte à volta do ginasta ao Brasil, ele será um dos representantes do Serc Santa Maria na competição.
Além da homenagem no nome do evento, Zanetti também será lembrado nas medalhas. Cada láurea terá o nome do campeão olímpico, assim como o troféu.
A Federação Paulista de Ginástica confirmou a homenagem, e já mandou produzir as medalhas personalizadas com o nome do atleta. A FPG ainda promoverá uma festa em homenagem a Zanetti, restrita aos colegas do Serc Santa Maria. A entidade quer utilizar as homenagens como meio para promover e incentivar ginastas jovens, com o reflexo do sucesso de Zanetti.
- Matéria
- Mais Notícias















