menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Ministério Público impede demolição da Escola Municipal Friedenreich

Dia 27/10/2015
21:51

  • Matéria
  • Mais Notícias

Com o objetivo de garantir o funcionamento da Escola Municipal Friedenreich durante o ano letivo de 2013 e evitar sua demolição para as obras de adequação do Maracanã para as Olímpiadas, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) distribuiu na Justiça uma Ação Civil Pública com pedido de antecipação de tutela contra o Município e o Estado do Rio de Janeiro.

continua após a publicidade

De acordo com a ação, o Estado e Município não devem adotar qualquer medida que impeça, inviabilize, limite ou não dê o direito à educação na escola. Caso descumpram esta decisão, ambos deverão pagar uma multa diária de R$ 5 mil. A ação também exige que sejam iniciadas as providências para assegurar um local adequado para as instalações da escola para o ano letivo de 2014.

A principal base para a ação foi um inquérito aberto em 2009 pelo MPRJ, no qual os representantes do Município e do Estado informaram que os serviços previstos nos contratos de elaboração e execução das obras do Maracanã não fariam qualquer intervenção na escola municipal. Esta informação foi confirmada pela Secretaria de Obras do Estado no dia 28 de agosto deste ano.

continua após a publicidade

Para a 1ª Promotoria de Educação, este caso demonstra a completa falta de comunicação, planejamento e organização do Estado e do Munícipio para assegurar a continuidade dos serviços prestados pela escola e o direito à educação dos estudantes.

- A confirmação da demolição ocorreu às vésperas do encerramento das matrículas para 2013. Não é apresentada qualquer destinação concreta, com prazo e endereço definidos para as novas instalações, o que inviabiliza a matrícula e coloca em risco o direito à educação dos estudantes - afirma a Promotora de Justiça Bianca Mota de Moraes.

continua após a publicidade
  • Matéria
  • Mais Notícias