menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Dracena volta para levantar taça e entrar para a história

Dia 27/10/2015
21:48

  • Matéria
  • Mais Notícias

Depois de um início cercado de desconfiança, Edu Dracena está prestes a gravar seu nome para sempre na história do Santos. Capitão do Peixe, ele será o responsável por levantar a taça da Copa Santander Libertadores caso o clube vença o Peñarol (URU), nesta quarta, no Pacaembu, às 21h50.

Edu Dracena chegou ao Santos recém-operado de uma lesão no joelho direito, após passagem pelo Fenerbahçe (TUR), e sua contratação era considerada um tiro no escuro, principalmente pelas suas condições físicas. A estreia foi contra o Santos Laguna, em amistoso no México, no dia 11 de novembro de 2009 e, na semana seguinte, com Luxemburgo, foi escalado no time titular, logo tornando-se capitão.

O zagueiro não participou da primeira partida da decisão da Libertadores por ter sido expulso na semifinal, contra o Cerro Porteño (PAR), repetindo assim o que aconteceu na Copa do Brasil de 2010. Na ocasião, ele voltou ao time na finalíssima contra o Vitória e fez o gol do título.
– Tenho a chance de levantar o troféu. Conquistar o título será uma grande emoção. Deus está reservando uma coisa boa para a gente – disse o zagueiro.

Caso erga a taça, Dracena terá seu nome ao lado do de Zito, capitão do Santos nas conquistas de 1962 e 1963, na galeria de heróis santistas. Zito que é chamado pelos torcedores de o Eterno Capitão Santista.

Gols importantes

Além de ser fundamental para a equipe pela raça e liderança em campo, Edu Dracena foi autor de um dos gols mais importantes do Santos na disputa desta edição da Libertadores. Contra o Cerro Porteño, no primeiro jogo da semifinal, ele marcou o solitário tento da vitória por 1 a 0, placar que permitiu à equipe jogar pelo empate no jogo de volta.

Esse gol serviu também para apagar o pênalti que cometeu na primeira fase, contra o próprio Cerro, na Vila, e permitiu o empate rival.


Edu no Santos

Chegada ao Santos
 Edu Dracena chegou ao Santos em meados de 2009, a pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo em fase de recuperação de uma cirurgia no joelho direito. Zagueiro se lesionou no Fenerbahçe (TUR), em abril de 09.

Primeiras partidas
Zagueiro estreou em um amistoso contra o Santos Laguna, do México, e, logo nas partidas seguintes, já foi selecionado para ser titular.

Zagueiro mantido
No Atlético-MG, Vanderlei Luxemburgo tentou contratar o zagueiro. Mas Dorival Jr. pediu à diretoria para mantê-lo no Peixe.

Títulos no Peixe
O zagueiro levantou as taças do Campeonato Paulista de 2010 e 2011 pelo Peixe, além da Copa do Brasil do ano passado.  Zagueiro é campeão brasileiro pelo Cruzeiro.


Com a palavra de Zito, capitão do Peixe nas conquistas de 62 e 63

Edu Dracena é um ótimo zagueiro e vem demonstrando ser um ótimo capitão para o Santos, também. Se o Peixe realmente conseguir conquistar o título da Copa Libertadores deste ano, nada mais justo do que ele levantar a taça. Mas não vejo apenas Dracena, vejo um time inteiro do Santos muito bom.

Esse é um momento muito especial na vida de quem tem a oportunidade, foi muito emocionante para mim poder levantar três vezes, nas duas finais da Libertadores e no Mundial, contra o Benfica. Contra o Milan eu fiquei fora.

O Santos tem de encarar o futebol com seriedade para vencer.

  • Matéria
  • Mais Notícias