menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Conheça o segredo do sucesso de Darío Conca

Carlos Alberto e PC Gusmão (Foto: Paulo Sergio)
imagem cameraCarlos Alberto e PC Gusmão (Foto: Paulo Sergio)
Dia 28/10/2015
05:25

  • Matéria
  • Mais Notícias

Força, muita força. Com exclusividade, o LANCENET! teve acesso à evolução física de Conca desde que chegou ao Fluminense, em janeiro de 2008, e revela o segredo da melhor fase da carreira do Mago. Em três anos, sete quilos de massa muscular foram adicionados ao talento do argentino. A mistura lhe permitiu estar presente nas 38 rodadas do Brasileiro de 2010, competição da qual foi o maior destaque. Visivelmente mais forte, o hermano confirmou nesta terça-feira a rápida recuperação da artroscopia no joelho esquerdo com ótima atuação no treino nas Laranjeiras.

O estereótipo de jogador franzino, criado no começo da carreira e na sua passagem pelo Vasco, em 2007, não condiz com a realidade do argentino. Além do ganho muscular, Conca perdeu massa gorda. Isso mesmo. O argentino, que nunca foi conhecido por problemas de sobrepeso, conseguiu diminuir seu percentual de gordura de 13% para 10,8%. Isso se converteu em potência a favor do Fluminense.

– Sua musculatura hoje é muito forte, equilibrada. Isso o ajuda em campo, a não se lesionar, e também acelera sua recuperação caso tenha algum problema – afirmou o fisiologista Maurício Negri.

O ganho de condicionamento nos três anos – na avaliação feita pela preparação física, o Mago aumentou a força muscular em 34,8% – só foi possível graças à disciplina de Conca. É o que explica o preparador físico Ronaldo Torres:

– Você pode ser altamente técnico, mas, se não tiver condição física ideal, terá problemas. Ele deu sequência a tudo. O segredo é o atleta acreditar no que está sendo feito, e ele hoje confia em quem comanda.

Com peso ideal, veio o auge

Coincidência ou não, o trabalho de fortalecimento muscular de Conca foi concluído, segundo a nutricionista Renata Faro, no meio de 2010. Foi exatamente no mesmo período que Conca passou a mostrar no Brasileiro o futebol que levou o Fluminense ao título nacional.

Depois de dieta em que um dos produtos utilizados foi suplemento feito à base de soro de leite, o meia está sendo submetido a processo de manutenção da forma física para seguir com o alto desempenho.

Retorno está cada vez mais próximo

Uma das maiores provas do benefício com relação à evolução física de Conca é sua surpreendente recuperação da artroscopia no joelho esquerdo. Terça-feira, o argentino, que vem treinando em dois períodos, participou com desenvoltura do treino técnico e, segundo o preparador físico Ronaldo Torres, são grandes as chances do jogador retornar já na quinta-feira da semana que vem, dia 3, contra o Duque de Caxias, no Engenhão.

– Nesta sexta ele já deverá participar de um jogo-treino. No domingo, já poderia até jogar, porém, o provável é que ele esteja em campo na quarta-feira. Fisicamente, ele já está liberado – declarou Torres.

A previsão de retorno estabelecida pelo departamento médico tricolor, logo após a cirurgia, era para a estreia na Libertadores, dia 9 de fevereiro, ou seja, seis dias depois da sua provável volta.

COM A PALAVRA: Renata Faro (Nutricionista do Flu)

O Conca é o grande responsável por essa fase que está vivendo, nós apenas tentamos ajudá-lo. Para mim, ele sintetiza o prazer de trabalhar com atletas de alto nível. Além de ter o dom do futebol, é disciplinado, procura usar de tudo que tem à disposição. Ele é inteligente, sabe que há profissionais que podem ajudá-lo e nos procura. Isso é importante.

Quando chegou, detectamos a necessidade de ganho de massa e fizemos isso de forma progressiva. Ele esteve sempre tentando melhorar a alimentação. Não poderíamos guiar isso de forma rápida, para ele não se sentir pesado.

  • Matéria
  • Mais Notícias