Categorias de base: o novo sonho do América-RJ
- Matéria
- Mais Notícias
O América-RJ, sete vezes campeão carioca e terceiro colocado do Brasileirão em 1986, não tem conseguido nos últimos anos sequer manter-se na elite do futebol estadual. Após um novo rebaixamento neste ano, o clube decidiu fazer investimentos maciços nas categorias de base sonhando resgatar os anos gloriosos.
E a nova política americana já começa a surtir efeito. Pelo menos é o que indicam os resultados nas competições de base. Neste fim de semana, os times juvenil e o infantil disputarão finais do Carioca Especial. No juniores, a equipe lidera o grupo D no Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG). E como se deu a reformulação?
Segundo o presidente do clube, Vinícius Cordeiro, três fatores são cruciais para essa evolução. O primeiro deles, foi a criação do cargo de diretor geral das categorias de base, assumido por Jairo Tadeu. Até então, ninguém se dedicava em tempo integral à base. Depois, as comissões técnicas passaram por uma reformulação. Por último, e mais importante, o clube passou a regularizar a situação de seus atletas.
– Não dávamos atenção e nossos atletas eram levados por empresários. Com a regularização jurídica, podemos cuidar da permanência deles – conta Vinícius Cordeiro, ao LANCENET!.
– Ninguém era aproveitado. Vamos fazer o oposto e usar nossos jogadores no profissional na Série B do Carioca – finaliza o cartola, mostrando como a mudança começou.
Infantil
1 semestre
Fez 14 pontos (de 45) na Taça Guanabara em 15 rodadas. Não ganhou vaga na Taça Rio.
2 semestre
Disputa a final do Carioca Especial contra a Portuguesa-RJ, nos dias 25/9 e 2/10.
Juvenil
1 semestre
Fez 8 pontos (de 45) na Taça Guanabara em 15 rodadas. Não ganhou vaga na Taça Rio.
2 semestre
Disputa a final do Carioca Especial contra o Bangu, nos dias 24/9 e 1/10.
Juniores
1 semestre
Fez 34 pontos (de 90) no Campeonato Carioca. Terminou na 11 posição.
2 semestre
Na OPG, lidera o grupo D com dez pontos. Próximo jogo: Botafogo, no dia 24/9.
Jairo Tadeu - Diretor geral das categorias de base do América-RJ, ao LANCENET!
Quais foram as primeiras providências tomadas por você?
Quando cheguei, contratei um diretor para cada categoria. Passo as principais tarefas para eles e faço uma supervisão geral. Fiz diversas reuniões e algumas trocas, como nas comissões técnicas.
Como é a estrutura da base?
Temos um CT no KM 18, em Duque de Caxias, onde o juvenil e os juniores treinam. O infantil está no Campestre e na Base Aérea, em Santa Cruz. Ainda não possuímos um refeitório para a base, só para o profissional. Dormitórios temos apenas no Km 18, mas só é usado quando necessário.
E patrocinadores, a base tem?
Somente o juniores e apenas para o uniforme, que é cedido pela Nakal. Conforme foi definido em contrato, o infantil e o juvenil, receberão os uniformes a partir de janeiro do ano que vem.
- Matéria
- Mais Notícias















