Brasileiros têm excelente desempenho no Torneio Sul-Americano de Natação
- Matéria
- Mais Notícias
Sucesso de público e de resultados técnicos. Esta é a melhor definição para o torneio Sul-Americano Absoluto de natação, realizado em Belém. Faltando apenas quatro meses para o embarque da delegação que irá competir nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, o Brasil segue alcançando todas suas metas. O supervisor técnico de natação da CBDA, Ricardo de Moura, avalia o torneio.
- Foi um evento muito importante em termos de avaliação para a os atletas que em pouco tempo estarão sob os holofotes do mundo. Esse enorme público para um atleta de natação, que nem sempre está acostumado com tanta gente, é uma preparação psicológica excelente. Em termos técnicos, foram testadas muitas coisas. Aconteceram acertos e erros estratégicos nas provas que agora caberá a cada um rever. A FINA provocou uma busca por excelência quando acirrou os critérios para classificação das principais competições.Então estamos totalmente dentro do cenário mundial. Essa competição em Belém deu uma pequena mostra do Troféu Maria Lenk ( Campeonato Brasileiro Absoluto, no final de abril) excelente que teremos este ano - explicou.
Mais de 8 mil pessoas estiveram no parque Aquático da ESEF entre eliminatórias e finais dos quatro dias de competições. A natação brasileira obteve 51 medalhas (26 ouro, 19 prata e 6 bronze). Na contagem geral o Brasil somou 531 pontos, seguido de Argentina (324) e Venezuela (302). Na divisão por sexo, o Brasil levou a melhor entre as mulheres com 252 pontos, à frente da Argentina, com 182. No masculino também deu Brasil, com 279 pontos, seguido pelos argentinos, com 142.Os melhores índices técnicos foram do brasileiro Felipe França Silva pelos 50m peito, e da venezuelana Andreína Pinto pelos 800m livre. Ambos ganharam o prêmio Señor de Sipan oferecido pela Orden de Los Caballeros das Américas.
Julio Maglione, presidente da Federação Internacional de Natação, disse em Belém, na Assembléia Geral da CBDA, que a natação brasileira é a sétima força nas piscinas.
- O importante da afirmação do Dr. Julio é saber que a natação brasileira chama a atenção pela evolução e pelo trabalho desenvolvido. A FINA leva em conta as medalhas e também as finais, as semifinais, o índice técnico, o número de revelações, enfim, tudo. É a entidade máxima. Falam com propriedade. A coisa está mesmo muito rápida. Vejo, por exemplo, o Glauber (Silva) como uma das revelações de Belém. Ele foi muito bem e está agora muito mais motivado - finaliza Ricardo.
- Matéria
- Mais Notícias















