menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

'Badalados em crise', Cruzeiro e Coritiba travam duelo pela ascensão

Joel comanda treino no cruzeiro (Foto:Vipcomm)
imagem cameraJoel comanda treino no cruzeiro (Foto:Vipcomm)
Dia 27/10/2015
21:50

  • Matéria
  • Mais Notícias

Os dois clubes brasileiros mais badalados do início do ano estão em baixa. Cruzeiro e Coritiba, que encantaram o país nos primeiros meses da temporada, duelam hoje, às 21h, na Arena do Jacaré, buscando a reabilitação no Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão em tempo real pelo LANCENET!.

Em campo, mais do que três pontos, estará a necessidade da afirmação. Ocupando a zona de rebaixamento, a Raposa tem três empates e ainda não venceu no Brasileirão. Para piorar, nas últimas oito partidas, apenas uma vitória foi conquistada e o sonho da Libertadores passou longe.

Do outro lado, o Coritiba vive situação parecida. Após conquistar 24 vitórias seguidas no início do ano, recorde absoluto na história do futebol brasileiro, o Coxa perdeu a Copa do Brasil dentro de casa e ainda não engrenou no Brasileirão, onde somou apenas quatro pontos.

A Raposa espera mudar de rumo nesta noite. Para isso, a diretoria trocou o comando da equipe. No lugar de Cuca entrou Joel Santana, que fará sua estreia logo mais. O novo comandante celeste avaliou a fase ruim dos dois times.

- É apenas o momento. O top de linha de antes, agora está sofrendo as consequências. O Coritiba é uma boa equipe, passou um bom tempo invicto, chegou à final da Copa do Brasil e é campeão estadual. Vai se defrontar conosco e espero que o grupo esteja consciente, concentrado no jogo – avaliou Joel.

Ocupando a parte inferior da tabela de classificação do Brasileirão, Cruzeiro e Coritiba podem estar atravessando apenas uma fase complicada. A prova disso é que, no papel, os dois time pouco mudaram desde o início do ano.

Para Marquinhos Paraná, a Raposa precisa aproveitar o fator casa para afastar de vez a crise.

- É um momento complicado. Falaram mesmo que eram as duas melhores equipes, mas o Brasileiro é muito difícil. Sabemos que o Coritiba é uma equipe bem montada, jogando bem e infelizmente está nessa situação, como nós. Mas jogando em casa, temos que sair com a vitória – comentou.

Em 2009, reação contra o Coxa

Momento ruim, pressão por vitórias e Coritiba pelo caminho. A combinação desses três ingredientes não é novidade na história recente do Cruzeiro. Em 2009, o cenário foi o mesmo do atual momento e o resultado obtido pela Raposa pode servir como um bom presságio para o jogo de logo mais.

Na ocasião, a equipe celeste estava na ressaca pós-perda da Copa Santander Libertadores, menos de um mês antes. Vindo de duas derrotas, o Cruzeiro enfrentaria o Coxa no Couto Pereira e precisava desesperadamente da vitória. Apesar de tudo contra, o triunfo veio: 3 a 1.

Presente naquela partida, o goleiro Fábio vê diferenças entre os dois momentos, mas ressalta a necessidade da vitória, fator também presente em 2009.

- São situações diferentes, mas ganhar do Coritiba, uma equipe de qualidade, que fez a final da Copa do Brasil, é sempre bom, mas difícil. Nesse momento, temos que respeitar o adversário, mas colocar tudo em prática para conseguir a vitória – comentou o capitão celeste.

Se repetir o feito de dois anos atrás e vencer o Coritiba, a Raposa espera embalar no Brasileirão. Em 2009, depois de vencer o Coxa, o Cruzeiro ficou cinco jogos invicto e terminou o torneio em quarto lugar.

Joel teve passagem curta pelo Coritiba

Adversário do Cruzeiro nesta noite, o Coritiba já foi comandado por Joel Santana. Em 2001, o treinador dirigiu o time do Alto da Glória, mas não chegou a conquistar títulos pelo Coxa, que à época passava por uma situação complicada.

- Foi uma passagem muito rápida. Naquele tempo tínhamos a Copa Sul minas e chegamos a ter uma boa participação. O clube não estava passando um bom momento, como agora. O Atlético-PR estava melhor – lembra o treinador. Naquele ano, o Furacão, maior rival do Coritiba, levou o título de campeão brasileiro.


Joel fará sua estreia pelo Cruzeiro hoje à noite (Foto: Vipcomm)

Se o trabalho de Joel à frente do Coritiba não rendeu títulos, também passou longe de ser infrutífero. O atual treinador celeste foi responsável pelo início de uma geração que, anos depois, conquistou destaque em todo o país.

- Estávamos conseguindo formar um novo grupo e depois o Cuca ou o Paulo Bonamigo levou o clube mais à frente. Estávamos vendo os jogadores da base e o Coritiba tinha uma equipe de juniores boa, que aproveitamos em torno de cinco jogadores, que mais tarde formaram uma nova era – comentou.

Bate-bola: Joel Santana, técnico do Cruzeiro

Depois do treino, você conversou em particular com o Fábio. Qual foi o assunto?

Perguntei se ele estava contente, porque é um jogador que conheço. Tenho mania disso. Hoje converso com o Fábio, amanhã com o Paraná, Montillo, Roger. Gosto de saber o que estão sentindo, o que passa na cabeça deles.

Está ansioso para a estreia?

Sim. Parece que está acontecendo hoje tudo o que aconteceu alguns anos atrás. Estreia, responsabilidade, convivência com os jogadores. Isso tudo mexe e sou uma pessoa como outra qualquer. Muitas pessoas me desejaram boa sorte e isso me deixa feliz.

Mudou muita coisa do time escalado por Cuca?

É pouco tempo. Tem muito tempo de Cuca, não mexi nada, porque não dava tempo de mexer. E não tenho que mexer muito. Dou confiança para os atletas, sabemos que somos uma família e o que precisamos fazer. Eu não fiz nada. Quem faz são os jogadores.

  • Matéria
  • Mais Notícias