Após choque pelo corte na Olimpíada, Rafael volta a ser decisivo no Peixe

- Matéria
- Mais Notícias
Uma lesão no cotovelo direito acabou com o sonho de Rafael de disputar uma Olimpíada, mas o baque pelo corte dois dias antes dos Jogos durou pouco. Há quatro partidas, o camisa 1 voltou ao gol do Santos e tem sido decisivo dentro e fora de campo.
No último sábado, no clássico contra o Palmeiras, o arqueiro evitou que a grande atuação de Neymar fosse ofuscada por um gol do argentino Barcos no fim. Rafael fez grande defesa após cabeçada no canto e resgatou de vez a boa fase.
– Foi uma defesa importante. Se tomássemos o gol, seria o empate e não conseguiríamos mais virar. Mas Neymar fez dois gols. Se não tivesse feito, não adiantaria. Assim como as bolas que Adriano e Arouca roubaram, a defesa... Todos foram importantes nessa vitória – afirmou Rafael, em entrevista coletiva desta segunda.
Dividir o mérito com os companheiros faz parte da atitude de líder que o goleiro tem exercido dentro do grupo. De personalidade forte, procura motivar o time antes dos jogos, situação acentuada após sua volta, principalmente com a ausência do capitão Edu Dracena, lesionado.
Antes das partidas, o goleiro tem puxado a fila na roda dos jogadores que antecede a subida para o gramado, demonstração clara de sua liderança, embora não seja o capitão – Léo e Durval têm se revezado.
Depois do corte em Londres, Rafael voltou ao Santos e iniciou imediatamente a fisioterapia. Ele retornou contra o Figueirense, no último dia 16 e, desde então, o Santos não perdeu mais. Ponto para o goleiro.
Agora, com o clube ainda almejando uma vaga na Libertadores, Rafael espera que a sequência de vitórias continue para, logo mais, volta à Seleção Brasileira. Ele ficou fora da lista para os amistosos dos dia 7 e 10 de setembro, contra China e África do Sul. Mas não desiste.
Os jogos de Rafael após a Olimpíada
Figueirense 1x3 Santos – 16/8 – Orlando Scarpelli
Em sua primeira partida após a lesão, Rafael teve boa atuação e ajudou o Santos a garantir a importante vitória fora de casa. Segundo o arqueiro, foi o pontapé para a reação da equipe no Campeonato Brasileiro. Neymar e Ganso também voltaram no mesmo duelo, em Florianópolis e marcaram.
Santos 3x2 Corinthians – 19/8 – Vila Belmiro
Fez grandes defesas durante toda a partida, em chutes cruzados, principalmente. Ainda teve de atuar com uma proteção na cabeça, por conta de um corte no supercílio. Rafael se chocou com o zagueiro Bruno Rodrigo no primeiro tempo, em lance infeliz.
Universidad do Chile 0x0 Santos – 22/8 – Santiago
Deu segurança à defesa com orientações e, apesar de não ter sido muito exigido, fez boas intervenções. No vestiário, imagens da Santos TV mostram o camisa 1 puxando o discurso antes da partida no Chile, motivando os jogadores, fazendo o papel que costuma ser do capitão Edu Dracena.
Palmeiras 1x2 Santos – 25/8 – Pacaembu
Sem culpa no gol de Corrêa, em chute no canto de fora da área, garantiu a vitória do time no fim da partida ao defender uma cabeçada do argentino Hernán Barcos. Lance muito difícil, que Rafael teve de se esticar todo no seu canto esquerdo. Ótima atuação.
- Matéria
- Mais Notícias















