Olimpíada

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vôlei: Brasil não leva medalha de ouro pela primeira vez em 21 anos de Jogos Olímpicos

Times de vôlei de quadra e duplas na praia não se destacaram e falta de investimento pode ser um dos motivos para a falta de bons resultados na Olimpíada de Tóquio

Time masculino na quadra não conseguiu subir ao pódio na Olimpíada de Tóquio (Foto: Divulgação/FIVB)
Escrito por

Esta é a primeira vez em 21 anos que o Brasil não leva a medalha de ouro nem no vôlei de praia e nem no vôlei de quadra em Jogos Olímpicos. Isso só tinha acontecido no ano de 2000 em Sidney. O resultado não foi tão surpreendente no vôlei de praia, já que era de se esperar que o rendimento caísse depois de baixa nos investimentos da modalidade. Porém a expectativa para o vôlei de quadra era alta, ainda assim só o time feminino subiu ao pódio ao receber a prata em Tóquio.

Nenhuma das duplas brasileiras de vôlei de praia chegaram à semifinal. Além de queda do investimento da modalidade, existe um outro motivo pelo qual o rendimento foi tão ruim em Tóquio. Os brasileiros parecem não perceber que o cenário mundial do vôlei de praia está mudando. Isso porque outros países que antes não tinham bons representantes no esporte, passaram a investir nos atletas por conta da facilidade em conseguir equipamento e local para os treinos. As competições que antes eram mais concorridas por Brasil e Estados Unidos agora são visadas por vários outros países.

Depois da derrota do time masculino para Argentina, a equipe de vôlei de quadra ficou em quarto lugar. Os representantes do vôlei de praia foram Alison/Álvaro Filho e Evandro/Bruno Schmidt no masculino; e Ágatha/Duda e Ana Patrícia/Rebecca pelo feminino. Nenhuma das duplas conseguiu chegar à semifinal muito menos uma medalha, algo inédito desde que a modalidade foi inserida nos Jogos Olímpicos, em 1996.

Mesmo em Sydney o rendimento não foi tão ruim quanto nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Já que além da prata da dupla Zé Marco/Ricardo no vôlei de praia, o Brasil ainda levou o bronze com time feminino de vôlei.