Peru faz dobradinha de ouro no primeiro pódio do Pan-2019

Gladys Tejeda bateu recorde sul-americano na prova da maratona feminina, enquanto Christhian Pacheco bateu o recorde na maratona masculina

Maratona feminina - Gladys Tejeda
Divulgação/Pan2019

Escrito por

As primeiras medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Lima saíram neste sábado, e não poderia ser melhor para o país sede: os peruanos Gladys Tejeda e Christian Pacheco levaram o ouro na maratona feminina e masculina, respectivamente, e conquistaram os primeiros ouros para o Peru.

A prova feminina abriu o dia de competições do Pan, e Gladys saiu como favorita desde o início. Ouro no Pan de 2105, em Toronto, a peruana acabou perdendo a medalha por doping, e buscava retornar ao topo no seu país. Ela terminou a prova com o tempo de 2h30m55s, quebrando o recorde sul-americano.

O pódio foi completo com a norte-americana Bethany Sachtleben, com o tempo de 2h31m20s, e a colombiana Angie Orjuela, com o tempo de 2h32m27s.

Na prova masculina, o peruano Christian Pacheco repetiu o feito da sua compatriota e, além de conquistar o ouro, quebrou o recorde sul-americano, terminando a prova em 2h10m41s. Os mexicanos Jose Luis Santana e Pacheco Orozco ficaram com a prata e o bronze, respectivamente, fazendo os tempos de 2h10m54s e 2h12m10s.

Três brasileiros disputaram a prova: na feminina, Valdilene dos Santos ficou na sexta posição, com 2h34m20s de tempo de prova, enquanto Andrea Hassel não completou a prova ; na masculina, Wellington Bezerra ficou em décimo, com 2h17m33s.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter